Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/10/13 às 12h58 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

Parque Saburo Onoyama, em Taguatinga, é reentregue após reforma

Área de lazer recebeu mais de R$2 milhões em melhorias, como reativação da piscina que estava fechada há oito anos

 

A comunidade de Taguatinga recebeu hoje, totalmente reformado, o parque Saburo Onoyama, que agora conta com novas quadras, pista de caminhada, posto médico, quiosques, banheiros, vestiários e brinquedos infantis. Mas a principal novidade é a piscina do parque, que foi reativada após oito anos.

“Se não preservarmos esse espaço, estamos prejudicando a qualidade de vida da cidade. Essa é uma demonstração prática de como o meio ambiente contribui para a promoção da saúde”, apontou o governador Agnelo Queiroz durante visita ao parque nesta manhã.

O dia foi de festa no parque, com presença da comunidade, principalmente crianças, que puderam desfrutar de brinquedos infláveis, pipoca e algodão doce em um dia de temperatura agradável.

O Parque Ecológico, conhecido como “vai quem quer”, recebia 200 visitantes por dia, sendo que nos fins de semana esse número dobrava. A expectativa agora é de que, com a piscina reaberta ao público, o local receba até 3 mil pessoas por dia aos sábados e domingos.

“Vinha aqui quando jovem e posso afirmar que melhorou 100%, usava muito essa piscina e agora é bom ver que ela voltou a funcionar”, comemorou o servidor público Alexandre Amaral, que aproveitou o sábado de inauguração para passear com o filho Victor, de um ano e dois meses.

A piscina é de acesso livre, mas é necessário apresentação de atestado médico. Ela estará aberta de quinta a domingo, das 9h às 16h, e tem profundidade que varia de 0.8 metros, na parte infantil, a 1,8 metros, na parte adulto.

Com investimentos do programa “Brasília, Cidade Parque”, a área de 93 hectares recebeu mais de R$ 2 milhões em reformas. Os recursos são de compensação ambiental da empresa Direcional Engenharia, devido a derrubada de árvores necessárias para um empreendimento.

“O pagamento por serviços ambientais está sendo aplicado na qualidade de vida da comunidade e isso precisa ser exemplo para todo o país”, destacou o secretário de meio ambiente, Eduardo Brandão, ao explicar que outros parques também têm recebido investimentos de compensação ambiental.

Este é o nono parque do Distrito Federal entregue totalmente revitalizado à comunidade desde junho de 2011, dentro desse projeto desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram). Até 2014 serão 30 parques entregues, sendo mais cinco ainda este ano.

“Todo investimento vem da obrigação que o empreendedor tem de ressarcir o meio ambiente. Nada é retirado do orçamento do governo, e isso significa agilidade nas ações e transparência nos gastos”, concluiu Brandão.

Durante a reinauguração do parque Saburo Onoyama, 14 novos caminhões de combate a incêndio foram entregues ao Batalhão Ambiental do Corpo de Bombeiros, corporação que é parceira da Semarh e Ibram em ações contra queimadas.

Agência Brasília, com informações da Semarh

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543