Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/12/14 às 10h45 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

Parque Ezechias Heringer: abrigo das orquídeas do Cerrado

orquídea

O Parque Ecológico Ezechias Heringer, conhecido também como Parque do Guará, leva o nome do importante agrônomo, que dedicou sua vida a estudar a flora do Cerrado, em especial, as orquídeas. A área onde está localizado o parque foi um dos locais do DF, em que o ambientalista Ezechias Heringer mais atuou, tendo observado variedades raras de orquídeas típicas do Cerrado e nativas desta região. São cerca de 72 espécies identificadas.

O frequentador do parque tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre essas espécies ao visitar o orquidário existente na unidade, espaço criado em homenagem ao estudioso, que recebeu o nome de Barjout Mirray Heringer, viúva do pesquisador.

Além da beleza cênica natural, com a presença de densa mata de galeria que protege os recursos hídricos do local, o parque dispõe de estrutura para a prática de esporte individuais e coletivos, a exemplo de pista de cooper e ciclovia, quadras poliesportivas, quadra de vôlei de areia e Ponto de Encontro Comunitário (PEC).

ezechias- Mata de Galeria

Mata de Galeria do Parque do Guará

Essas e outras melhorias em infraestrutura foram entregues à comunidade do Guará, em novembro de 2012, dentro do programa Brasília, Cidade Parque, que visa a implantação e revitalização de parques e unidades de conservação, a partir da utilização de recursos das compensações ambientais e florestais e por meio da aplicação direta de recursos oriundos da iniciativa privada.

                   trilha cooper antes do BsB Cidade Parque trilha cooper depois 1                                                                                                                           Trilha de cooper: antes e depois das melhorias pelo programa Brasília, Cidade Parque

Neste parque foram investidos cerca de R$ 2 milhões de reais na construção da sede administrativa, guarita, playground com 8 brinquedos, instalação de três duchas, conjuntos de bancos e lixeiras, banheiro ecológico, criação do Bosque Rio +20, com plantio de mudas do Cerrado, a realização do  Plano de Manejo do Parque, além dos equipamentos esportivos.

O Parque Ecológico Ezechias Heringer chega a receber 300 pessoas nos finais de semana está localizado na QE 23, Guará II e é aberto diariamente das 6 às 18 horas.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543