29/10/20 às 17h56 - Atualizado em 10/11/20 às 8h11

Parque Educador abre inscrições no início de novembro

O Instituto Brasília Ambiental inicia na próxima terça-feira (3), por meio da Unidade de Educação Ambiental (Educ), as inscrições do segundo semestre para o projeto Parque Educador. As escolas públicas do DF, que tiverem interesse em oferecer educação ambiental e patrimonial aos estudantes, devem realizar cadastro até o dia 13 de novembro, no site do Instituto. As aulas acontecerão em ambiente virtual, devido a pandemia de Covid-19.

Com as recomendações de distanciamento social, os alunos não poderão frequentar as Unidades de Conservação para aulas de campo, mas as escolas participantes deste semestre terão prioridade na retomada das visitas. “As aulas serão disponibilizadas uma vez por semana, na mesma plataforma utilizada pelas escolas para aulas convencionais. Também serão utilizadas redes sociais e outras ferramentas que contribuam com o trabalho e incentivem o engajamento dos alunos”, explica Luiz Felipe Blanco, educador ambiental do Instituto e coordenador do projeto.

Ele ainda destaca a importância de sensibilizar os jovens e dar continuidade ao projeto, mesmo em um momento delicado. “Selecionaremos 36 turmas, com no máximo 40 alunos cada, para seguir com o nosso objetivo. Mesmo de longe, continuaremos incentivando os alunos a criarem uma relação de pertencimento com o ambiente em que vivem”, reforça Blanco. O resultado da seleção será disponibilizado em 16 de novembro.

Atualmente, o programa está presente nas seguintes Unidades de Conservação: Parque Ecológico de Águas Claras; Parque Ecológico Saburo Onoyama; Parque Ecológico Três Meninas; Parque Ecológico e Vivencial do Riacho Fundo; Estação Ecológica de Águas Emendadas/ Parque Ecológico Sucupira; e Monumento Natural Dom Bosco/ Centro de Práticas Sustentáveis.

Integração ambiental – O projeto Parque Educador é fruto de uma parceria entre o Brasília Ambiental, a Secretaria de Educação (SEEDF) e a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA). Iniciado em 2018, já atingiu cerca de 10 mil alunos em todo o DF. Foi pensado e idealizado para fortalecer a educação ambiental, ampliar o espaço educativo das escolas públicas e aumentar a integração dos parques com a comunidade. Os conteúdos estudados em sala de aula são ampliados através de trilhas guiadas, oficinas, práticas integrativas de saúde, palestras e vivências na natureza.