9/11/16 às 16h00 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

Parque Ecológico Veredinha recebe encontro visando à preservação da Bacia do Descoberto

A comunidade de Brazlândia recebeu, na última sexta-feira (4), o 1º Encontro sobre Sustentabilidade do Parque Ecológico Veredinha. Promovido pela Comissão de Proteção à Ordem e ao Meio Ambiente de Brazlândia – Preserva Brazlândia, o evento tinha o objetivo de discutir a importância da preservação ambiental, em especial da Bacia do Descoberto, responsável por quase 70% da água consumida na Capital Federal.

A iniciativa faz parte da programação da Semana da Bacia do Descoberto, que é realizada anualmente entre os dias 3 e 9 de novembro. A data foi instituída pela Lei nº 5.337, de 7 de maio de 2014.

O encontro

O educador ambiental Luís Felipe Blanco de Alencar, do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), abriu o 1º Encontro sobre Sustentabilidade do Parque Ecológico Veredinha falando sobre unidades de conservação e ressaltando a importância do parque para a região.

161104 I Encontro Sustentabilidade Parque Veredinha MA 363

O educador ambiental Luís Felipe Blanco de Alencar durante o evento./Foto: MPDFT

Durante todo o dia, cerca de 400 alunos dos Centros de Ensino Fundamental 1, 2 e 3 de Brazlândia, do Centro Educacional 2 e da Escola Classe 7, além dos visitantes da unidade, puderam participar de oficinas de papel reciclado, garrafa pet, atividade ambiente consciência, palestra sobre alimentação saudável e contação de história. Também foram realizadas apresentações de balé, percussão e break pelos alunos do Pólo de Arte e Cultura de Brazlândia, o plantio de 50 mudas e exposição de animais empalhados, produtos e artesanatos regionais.

161104 I Encontro Sustentabilidade Parque Veredinha MA 054161104 I Encontro Sustentabilidade Parque Veredinha MA 178

Equipe do IBRAM auxiliando alunos no plantio de mudas./Foto: MPDFT

Na ocasião, a equipe do IBRAM tirou dúvidas da comunidade sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e informou sobre o serviço gratuito oferecido aos pequenos produtores rurais de auxílio ao cadastramento simplificado.

Estiveram também presentes no evento o administrador de Brazlândia, Devanir Gonçalves de Oliveira; o coordenador do projeto Preserva Brazlândia, promotor de Justiça Dênio Augusto Moura; o coordenador da Promotoria de Justiça de Brazlândia, promotor Paulo Vinícius Quintela;as promotoras de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística Neurimar Patrícia e Marilda Fontinele; a procuradora da República Carolina de Oliveira; a presidente da Agência de Fiscalização do DF (Agefis), Bruna Pinheiro; o coordenador Regional de Ensino de Brazlândia, Janduy Procópio; e representantes da Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap); da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento (Adasa); da Companhia de Energia Elétrica de Brasília (CEB); da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb); da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater); do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBIO); da Superintendência do Patrimônio da União (SPU); da Superintendência Regional do Incra DF; do Corpo de Bombeiros do DF (CBMDF); da Polícia Militar do DF (PMDF) e da Secretaria de Agricultura (Seagri).

161104 I Encontro Sustentabilidade Parque Veredinha MA 015

Apresentação de dança dos alunos do Pólo de Arte e Cultura de Brazlândia./Foto: MPDFT

Preserva Brazlândia

A Comissão Preserva Brazlândia foi criada em agosto de 2015 com o objetivo de definir ações, iniciativas, metas e responsabilidades visando à preservação da ordem urbanística e do meio ambiente da região. Coordenado pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o grupo é composto ainda por órgãos e entidades da Administração Pública, como o IBRAM, organizações não governamentais e representantes da comunidade.