Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/08/16 às 16h04 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

Parque Ecológico das Garças receberá tocha paralímpica

Brasília foi a cidade escolhida para receber e acender, nesta quinta-feira (1º/9), a tocha paralímpica, símbolo que marca a chegada dos Jogos ao Brasil. O artefato está previsto de sair do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek às 10h05 (horário sujeito a alterações) em direção ao Parque Ecológico das Garças, no Lago Norte, onde existe o projeto SUP Adaptado, que adéqua a modalidade stand up paddle para cadeirantes.

A tocha também passará pela unidade da Rede Sarah do Lago Norte, no Instituto Cultural, Educacional e Profissionalizante de Pessoas com Deficiência (Icep), na Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e na Associação de Centro de Treinamento de Educação Física Especial (Cetefe), ambas no Setor Policial Sul, e no Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais (CEEDV), na Asa Sul. A previsão é que o revezamento termine às 16h15 no Estacionamento 12 do Parque da Cidade, onde estarão acontecendo atividades culturais.

A tocha paralímpica será acesa virtualmente por meio de mensagens enviadas pela internet por pessoas do mundo inteiro. Ao fim do evento em Brasília, a pira será apagada, e a chama voltará a ser virtual, para que seja reacesa em Belém (PA), no dia 2 de setembro. O artefato passará ainda por Natal (RN), no dia 3; São Paulo (SP), no dia 4; Joinville (SC), no dia 5; e no dia 6 chegará ao Rio de Janeiro (RJ), onde o trajeto será encerrado na cerimônia de abertura do torneio. 

Cada uma das seis cidades brasileiras que receberão o revezamento da tocha escolheu um valor dos Jogos Paralímpicos para representar. Brasília terá como tema a igualdade e seu mensageiro Ulisses de Araújo, professor da Secretaria de Educação e fundador da Associação de Centro de Treinamento de Educação Física Especial. Araújo é consultor da implementação de acessibilidade nos centros olímpicos e paralímpicos do DF e quem elaborou a lei distrital do programa Bolsa Atleta Paralímpico.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543