Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/12/14 às 15h49 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

Parque Dom Bosco é um dos Pontos Turísticos do DF mais visitados

Nos finais de semana a Unidades de Conservação recebe cerca de 3000 visitantes

Importante por seus atributos ecológicos e pela exuberante beleza cênica às margens do lago Paranoá, o Parque Ecológico Dom Bosco, muito conhecido por abrigar a Ermida, um dos principais cartões postais da cidade, é uma das Unidades de Conservação do Distrito Federal administradas pelo Ibram que mais recebem visitantes: durante a semana, nos períodos secos, são cerca de 800 freqüentadores e nos finais de semana, 3000. Nos períodos chuvosos, o número passa para 400 e 1.500, na semana e finais de semana, respectivamente. E esse público é composto 50% por turistas e, a outra parcela, por pessoas que vão praticar esportes, ou, simplesmente, ter contato com a natureza.

panorâmica

Com todas essas características, o Dom Bosco não poderia ficar de fora do programa Brasília, Cidade Parque. Há pouco mais de um ano, foi entregue à comunidade várias obras de revitalização. Foram construídos: a sede administrativa, parque infantil, salão de atividades socioambientais, banheiros, quiosques de alimentação e souvenirs, implantação de praças de convivência, além da ampliação do estacionamento, reforma de guarita de segurança, da capela, da Ermida e do Anfiteatro e a recuperação do píer.

Essas melhorias conferem mais segurança e conforto, para todas as pessoas que buscam o parque, seja para realizar trilhas, caminhadas, andar de bicicleta ou de skate, como também para visitar o primeiro templo da capital, inaugurado em 1957 e projetado por Oscar Niemeyer, em homenagem ao Santo dá nome ao local. Ou ainda, para avistar aves e contemplar o pôr-do-sol.

cerrado

Fora a impressionante vista do lago Paranoá, o visitante pode conhecer um pouco mais sobre o Cerrado. O Parque conta com o Jardim do Patrimônio Ecológico, espaço onde há as 12 espécies de árvores nativas do bioma, tombadas como Patrimônio Ecológico do DF, entre elas, a Copaíba (Copaifera langsdorffii Desf.) e a Aroeira (astromium urundeuva (Fr.All), Engl.).

Outro projeto, o Assinatura Ecológica, visa o plantio de árvores do Cerrado por personalidades que visitam a Unidade de Conservação. Já participaram do projeto, o Doutor em Ecologia Florestal e professor da UnB Manoel Cláudio; Carminha Manfredini, mãe do cantor Renato Russo e a atriz Isis Valverde. A ideia do Assinatura Ecológica é promover a valorização e a preservação do bioma.

O Parque Dom Bosco está localizado na QL 30, do Lago Sul (acesso pela Estrada Parque Dom Bosco). É aberto todos os dias, das 6 às 20 horas e a entrada é franca.

Reconhecimento:

Parque Ecológico Dom Bosco, no Lago Sul, foi agraciado com o Certificado de Excelência 2014 na categoria “O que fazer em Brasília” concedido pelo TripAdvisor, um site de viagens que reúne avaliações, elogios e críticas de pessoas do mundo todo sobre hotéis, restaurantes e atrações turísticas. 94% das avaliações feitas no site apontaram o Parque como um lugar excelente ou muito bom.

Acesse a matéria completa

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543