Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/11/14 às 15h22 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

Parque Dom Bosco é premiado por site internacional

O Parque Ecológico Dom Bosco, no Lago Sul, foi agraciado com o Certificado de Excelência 2014 na categoria “O que fazer em Brasília” concedido pelo TripAdvisor, um site de viagens que reúne avaliações, elogios e críticas de pessoas do mundo todo sobre hotéis, restaurantes e atrações turísticas.94% das avaliações feitas no site apontaram o Parque como um lugar excelente ou muito bom.

“Vista privilegiada do Lago Paranoá”, “lindo pôr-do-sol”, “ótimo para caminhada”, “lugar de reflexão e contemplação”, “lugar de paz e harmonia”: são essas algumas das opiniões que renderam ao Parque o reconhecimento. De acordo com o TripAdvisor, o Certificado concedido à unidade significa que ela “recebeu muitos feedbacks positivos dos viajantes”.

O Parque está entre os contemplados pelo Programa Brasília, Cidade Parque: ao todo, R$ 2,7 milhões de recursos de compensação ambiental foram direcionados para a unidade, permitindo assim a realização de benfeitorias como a construção da sede administrativa, ampliação do estacionamento, reforma da guarita de segurança, construção de banheiros, de playground, implantação de praças de convivência e recuperação do píer.

Os recursos foram investidos pela Inframérica como forma de compensação por conta das obras de expansão do Aeroporto Internacional de Brasília. A revitalização inclui ainda a reforma da Ermida, um monumento histórico projetado por Oscar Niemeyer. O Parque, que fica na SHIS QL 30, está aberto para visitação diariamente das 6h às 20h.

O parque

A Ermida Dom Bosco foi o primeiro templo construído em Brasília, em homenagem a Dom Bosco. A pequena construção fica em um ponto por onde passa o paralelo 15, local em que Dom Bosco, em sonho, anteviu em 1883 a construção da capital brasileira no Planalto Central.

O monumento foi inaugurado em 1957 e permite uma vista privilegiada da cidade de Brasília e do Lago Paranoá. A capela tem a forma de uma pirâmide de base triangular revestida com mármore e com uma cruz de metal no topo. No seu interior há uma imagem de Dom Bosco esculpida em mármore de carrara, assinada pelos irmãos italianos Arreghini.

Serviço

O Parque Ecológico Ermida Dom Bosco fica aberto diariamente das 07h às 19h.
Endereço: QI 29 no Lago Sul
Telefone: (61) 3367-4505 e 3367-2000

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543