15/01/21 às 16h58 - Atualizado em 25/01/21 às 12h52

Parque do Lago Norte recebe plantio de 500 mudas

Araçá do campo, angico, urucum e ipês estão entre as espécies que foram plantadas, na manhã desta sexta-feira (15), no Parque Ecológico do Lago Norte. A ação de reflorestamento, uma parceria entre o Comitê de Voluntariado Ambiental da Câmara Legislativa, o Instituto Brasília Ambiental, a Novacap e as Administrações Regionais do Lago Norte e Varjão, garantiu o plantio de 500 mudas do cerrado na unidade ecológica.

A ideia de ajudar a plantar árvores no parque agradou à menina Rafaela Alves, 9 anos, moradora do Varjão. Levada pela tia Joana Alves ao mutirão, a criança disse estar feliz por poder plantar, pela primeira vez, uma árvore. A tia, apreciadora de plantas, escolheu a muda tarumã do cerrado. “Eu procuro estimular, em casa, o cultivo de plantas”, contou Joana.
O secretário-geral do Instituto, Thúlio Moraes, que na ocasião representou o presidente da autarquia, Cláudio Trinchão, defendeu que a iniciativa do voluntariado, envolvendo órgãos públicos e comunidade, pode ser considerada uma revolução na gestão das Unidades de Conservação (UC’s). “É importante trabalhar de forma integrada, pois os parques pertencem a toda a população do DF”, afirmou.
Para o presidente em exercício da CLDF, deputado Rodrigo Delmasso, o trabalho que vem sendo realizado nos parques, aproxima o parlamento e a comunidade. “É importante sair das quatro paredes e mostrar que queremos fazer entregas diretas para a população”. Segundo o parlamentar, mutirões semelhantes acontecerão no Parque Distrital Bernardo Sayão, no próximo mês, e no Parque Ecológico Três Meninas, em março.
À frente da Administração do Lago Norte, Marcelo Ferreira, elogiou a ação de reflorestamento, destacando que a região administrativa abriga 120 nascentes. Já o administrador do Varjão, Lúcio Rogério, classificou o mutirão no Parque do Lago Norte como “fantástico” e ressaltou que a área é “um cinturão verde que favorece todo o DF”.
Fotos: Silvio Abdon/CLDF
Com informações do Brasília Ambiental e CLDF