Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/05/21 às 9h14 - Atualizado em 25/05/21 às 11h23

Parque do Lago Norte ganha obras de acessibilidade

O Governo do Distrito Federal entrega nesta segunda-feira (24), às 9h, as primeiras intervenções de acessibilidade do Parque Ecológico do Lago Norte. Fruto de um acordo de cooperação entre o Instituto Brasília Ambiental e a Associação de Paracanoagem de Brasília, com apoio da Secretaria de Turismo do DF (Setur), a unidade de conservação recebeu contêineres com pisos adaptados, rampas e sinalização em braile.

 

Também serão disponibilizadas através do Projeto Una Parque, coordenado pela Unidade Nacional de Acessibilidade, aulas de canoagem, stand up paddle, yoga, tiro com arco e tênis de mesa, com agendamento prévio pelo site unaparque.com.br. As atividades são gratuitas e seguem as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

“Entendemos que toda pessoa com deficiência – física, intelectual, visual ou auditiva – deve ter direito à igualdade de oportunidades assegurada. Nosso projeto propõe o acolhimento, atividades gratuitas para reabilitação e inclusão social de pessoas com ou sem deficiência, visando o acesso ao esporte e ao lazer, minimizando os impactos causados por diferentes condições”, afirma a presidente da UNA e paratleta da Seleção Brasileira de Paracanoagem, Andréa Pontes.

 

Modelo – Esta é a primeira etapa de um pacote de ações que buscam tornar o parque 100% inclusivo para todas as pessoas com deficiência física, intelectual, auditiva, visual ou múltipla. O objetivo é expandir o modelo de acessibilidade para outras unidades de conservação.

 

No momento, o Brasília Ambiental realiza levantamentos para elaboração dos projetos que contemplam outros equipamentos, além de intervenções na infraestrutura. As ações devem ser executadas no próximo ano, via compensação ambiental.

 

“Com o acordo de cooperação a UNA dispõe de um espaço no Parque para desenvolver suas atividades e nosso objetivo é que o parque se torne, em breve, totalmente acessível”, afirma a Superintendente de Parque do Instituto Brasília Ambiental, Rejane Pieratti.

 

O Parque Ecológico do Lago Norte, localizado próximo à ponte do Bragueto, é caracterizado por ser uma unidade ecológica bastante usada pela população local para a prática de skate, caminhada e esportes náuticos. Aos finais de semana, moradores de todo o lado leste de Brasília frequentam a área, principalmente que dá acesso ao Lago Paranoá.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543