27/01/14 às 13h31 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

Parque do Areal recebe ação do Tempo de Plantar

Durante a manhã do último sábado, 25, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o Instituto Brasília Ambiental realizaram plantio de mudas nativas do Cerrado para recomposição florística do Parque Urbano e Ecológico Vila Areal. As atividades fazem parte das ações do projeto Tempo de Plantar.

O plantio de 250 mudas foi realizado em parceria com a Associação Recreativa e Cultural Amigos do Parque da Vila Areal e da Administração Regional de Águas Claras. Na ocasião, atividades artístico-culturais foram realizadas para completar a agenda da agradável manhã.

Mais de 100 pessoas prestigiaram a ação e puderam escolher entre mudas de Jacarandá, Ipês, Angico e demais espécies do Cerrado. As amigas Geovana e Isabella plantaram, cada uma, 5 unidades de mudas. “Nunca tinha plantado uma árvore antes, é muito legal”, afirmou a pequena Geovana, moradora da região administrativa e vizinha do parque.

Ainda durante a solenidade, a presidente da Associação de Amigos do Parque, Elisene Ribeiro Amorim entregou ao presidente do Instituto Brasília Ambiental, Nilton Reis, e ao Secretário de Meio Ambiente, Eduardo Brandão documento que relata a situação das nascentes localizadas em uma área lindeira ao Parque que, frequentemente, tem sido vítima de descarte irregular de lixo e invasões. “Precisamos incorporar esta área ao Parque, redefinindo sua poligonal, para que consigamos preservar os recursos hídricos do local”, reforçou Elisene.

O projeto “Tempo de Plantar” tem a meta de plantar mudas do Cerrado em mananciais, parques e unidades de conservação para recuperação florística de todo o Distrito Federal. A temporada 2013/2014 do Tempo de Plantar iniciou em novembro e vai até, aproximadamente, março, quando as chuvas no Distrito Federal se encerram.

Lançado em 2012, durante a realização da Rio+20. De acordo com Eduardo Brandão, “o programa tem o objetivo de aumentar as áreas verdes na cidade com a ajuda da sociedade, levando o sentimento de que todos nós somos donos do meio ambiente”.

“Ações como a deste sábado tem um impacto imenso na população do local, uma vez que a mobilização dos moradores e, principalmente das crianças, faz com que essas pessoas tenham responsabilidade por aquele espaço, se apropriando do mesmo”, finalizou o secretário.

Brasília, Cidade Parque

A unidade recebeu em 26 de outubro passado uma sede administrativa, guarita, quadras society e de futsal, campo de areia e play ground, além de uma pista de cooper. O investimento de R$ 1,2 milhão é oriundo da compensação ambiental da empresa Ciplan.

O parque, que possui uma área de 52,918 hectares, foi criado pelo Decreto nº 16.142, de 9 de dezembro de 1994 e ainda não havia sido implantado. Encontra-se em uma região alta, de onde se tem vista privilegiada de Águas Claras, Guará e até Plano Piloto.

Este foi o 10º parque entregue aos brasilienses. Até meados de 2014 serão mais de 30 parques revitalizados e implantados. “O programa Brasília, Cidade Parque está trazendo de volta a qualidade de vida das pessoas. Um parque próximo de casa promove saúde para a toda a família”, destaca o responsável pela Pasta, Eduardo Brandão.