11/12/14 às 10h30 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

Parque de Águas Claras: Um lugar para praticar exercícios, interagir com a natureza e relaxar

Uma mancha verde em meio a um cenário extremamente urbano

Essa é uma boa definição para o Parque Ecológico de Águas Claras, que recebe nos finais de semana uma média de quatro mil pessoas que circulam por lá para praticar exercícios físicos, interagir com a natureza ou simplesmente relaxar. Revitalizado pelo ProgramaBrasília Cidade Parque, com um investimento de R$ 3,5 milhões, foi reentregue aos seus frequentadores no dia 27 de abril do ano passado.

valdeir-aguas clarasDSC08257Às margens da Lagoa dos Patos é possível ver os prédios que, ao fundo, integram a paisagem do Parque. Natureza e urbanização se unem assim para garantir mais qualidade de vida aos habitantes daquela Região Administrativa. Além dos patos, que dão nome à Lagoa, é possível encontrar capivaras, gansos, tucanos e bem-te-vis que vivem por entre os ipês, ingás e muitas outras árvores frutíferas encontradas nos 86 hectares de área do Parque.

Na revitalização o parque ganhou sede da Polícia Militar, espaço específico para educação ambiental, campo de futebol com grama sintética, cobertura da quadra poliesportiva, campo de futebol de areia, sanitários novos e adequação às normas de acessibilidade.

Parque Ecológico Águas Claras Foto Valdeir Silva IbramO complexo de lazer e meio ambiente possui uma boa estrutura, com trilhas para caminhadas, várias quadras de voleibol e futvôlei, Escola da Natureza, além de uma unidade da polícia florestal. Dispõe, também, de floresta preservada com riachos e dois lagos e árvores frutíferas, plantadas por antigos chacareiros que ali habitavam.

O Parque, criado em 15 de abril de 2000 pela Lei Complementar 287, tem como objetivos proteger o acervo genético da flora e da fauna nativas da região, áreas de nascente e recargas de aqüíferos, proporcionando a realização de atividades voltadas para a educação ambiental, cultural e de lazer, visando o desenvolvimento de pesquisas ecológicas.