Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/08/13 às 16h34 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

Parque das Esculturas: implantação deve começar em 60 dias

Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira, 31/7, no Ministério Público do Distrito Federal, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), por meio do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), assumiu compromisso junto com a Terracap, de no prazo de 60 dias, dar início ao cercamento da área definida para o parque Vivencial das Esculturas. O parque está localizado na Região Administrativa do Paranoá Altiplano Leste de Brasília, tem uma área total de 61 m2, e sofre real e eminente ameaça de invasão.

A intenção do cercamento e do aceleramento do início da implantação visam garantir a integridade da área do parque, ressalta a promotora de justiça Cristina Rasia Montenegro, autora da recomendação aos órgãos. Ela lembra que o parque tem importância estratégica como amortecedor da pressão demográfica urbana local.

O secretário de meio ambiente, Eduardo Brandão, deixou claro a intenção da Semarh e do Ibram de “dar um passo mais à frente, além do cercamento”, por entender o risco efetivo de invasão que a área corre. “Podemos desenvolver o projeto de implantação do parque e realizarmos uma ação programada de plantio, construindo o grande bosque no local”, disse, mencionando também a construção de um coopervia fechando as diagonais do parque.

A presidente interina do Ibram, Renata Fortes, endossou as palavras do secretário, lembrando que é possível fazer o projeto executivo da implantação e deixá-lo pronto pra ser licitado. Mas lembrou que para isso a Terracap precisa demarcar a área.

Ficou acertado que o Ibram e a Terrcap marcarão para breve uma reunião técnica para desenhar o cronograma de implantação do parque. Além dos representantes dos dois órgãos, estiveram presentes na reunião membros de três associações de moradores das comunidades próximas ao parque e  representantes do Departamento de Estadas e Rodagens do (DER/DF).

 

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543