Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/04/18 às 14h56 - Atualizado em 4/05/18 às 11h08

Parcerias entre IBRAM e SEEDF vão atender mais de 30 mil crianças no Parque Educador

Pelo menos 300 mil estudantes de escolas públicas do Distrito Federal vão participar, ao longo deste ano, de cursos e atividades voltadas à sensibilização sobre a defesa do meio ambiente, em divertidas aulas e encontros nos parques ecológicos administrados pelo Instituto Brasília Ambiental (IBRAM). O mais amplo projeto de educação ambiental para jovens estudantes lançado até agora no DF, o programa Parque Educador é fruto de uma parceria firmada com a Secretaria de Educação (SEEDF), que reúne educadores dos dois órgãos em uma programação comum de conscientização sobre a importância de se defender a natureza. Graças a isso, será possível elevar o número de alunos atendidos de cerca de 6 mil (a média anual do ano passado) para mais de 30 mil neste ano.

O projeto se viabilizou no ano passado, quando as Secretaria de Meio Ambiente, SEMA, e de Educação publicaram chamamento de servidores do magistério Público do Distrito Federal, no cargo de professores da Educação Básica, para atuarem como educadores ambientais e no atendimento pedagógico de alunos das escolas públicas nos parques ecológicos administrados pelo Instituto. Nesta etapa, a agenda do Parque Educador vai de segunda a sexta-feira, em quatro Regiões Administrativas: Planaltina, no Parque Recreativo Sucupira e na Estação Ecológica de Águas Emendadas (Esecae); em Samambaia, no Parque Três Meninas; em Águas Claras, no Parque Ecológico Águas Claras e em Taguatinga, no Parque Ecológico Saburo Onoyama. Os professores atendem crianças de 5 a 10 anos de idade, no horário de contraturno das turmas de período integral. Entre as atividades estão a trilha sensorial, identificação e observação da flora e fauna e oficinas ecopedagógicas de arte e educação, entre outras.

2  3

O programa conta também com o apoio dos agentes de Parques e Unidades de Conservação do IBRAM, que auxiliam nas ações. As unidades possuem salas equipadas e materiais didáticos próprios para o projeto, adquiridos por meio de recursos de compensação ambiental. “Esse programa levou vida aos parques. As crianças participam de diversas atividades. Está sendo muito produtivo e a comunidade está animada”, avalia Marcus Paredes, técnico de Atividades do Meio Ambiente do IBRAM e um dos coordenadores do programa. Escolas públicas interessadas em participar do programa Parque Educador, podem entrar em contato com a Secretaria de Educação para realizar o cadastro.

4

Instituto Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

IBRAM

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543