22/06/17 às 18h42 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

Parcerias entre governo e sociedade ajudam na conservação dos parques

Quando o governo atua em conjunto com os diversos setores da sociedade na proteção e conservação do patrimônio público o resultado é sempre positivo. O Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), responsável pela gestão de 95 unidades de conservação espalhadas por todo o Distrito Federal, tem contado com a valiosa contribuição de cidadãos comprometidos com a preservação do meio ambiente.

No começo deste mês, o Parque de Uso Múltiplo da Asa Sul foi palco de um mutirão de limpeza e manutenção que contou com o apoio de uma instituição privada de ensino, órgãos públicos, moradores locais e até mesmo um grupo de escoteiros (foto acima). A ação resultou em um espaço mais conservado e agradável para todos os frequentadores do parque.

Outro bom exemplo vem do Parque Recreativo Sucupira, em Planaltina. Esta semana foi inaugurada uma sala de apoio aos visitantes que foi reformada e decorada por alunos do curso de Gestão Ambiental do campus da Universidade de Brasília (UnB) na cidade. O local foi limpo, ganhou pintura nova e banners com informações sobre as unidades de conservação da região, além de publicações produzidas pela Coordenação de Educação Ambiental do IBRAM. “A ideia surgiu após constatarmos a grande procura dos usuários por mais informações sobre a fauna, flora e o Cerrado em geral”, afirma William Neres, agente de unidades de conservação e parques.

No Parque Ecológico de Águas Claras, o agente Rui Coelho mobilizou condomínios próximos à unidade e conseguiu apoio financeiro para o plantio de mudas e alguns reparos pontuais em estruturas. Além disso, moradores participam frequentemente de ações de plantio, sempre sob a orientação de servidores do órgão. “Eles nos procuram querendo ajudar e nós os recebemos de braços abertos. É muito gratificante perceber o envolvimento dos usuários com o dia a dia do parque”, afirma Coelho.

Estrutural
O Parque Urbano da Estrutural sofre constantemente com o vandalismo. Para reverter essa situação, o Monitoramento Jovem de Políticas Públicas (MJPOP) de Santa Luzia, em parceria com a Casa de Paternidade, Coletivo da Cidade e o Movimento Nós.Sociedade realizaram, com o apoio do IBRAM, um mutirão em junho do ano passado que resultou na retirada de entulho, roçagem e manutenção de alguns equipamentos.

Em março deste ano, uma audiência pública debateu novas ações de revitalização do espaço. O evento contou com a participação de diversos órgãos públicos além de moradores e lideranças locais. Um novo mutirão está sendo agendado para o segundo semestre. Carolina Lepsch, responsável pela Gerência de Criação, Elaboração e Implementação de Planos de Manejo, comentou sobre a importância desse envolvimento da comunidade. “Sem o engajamento da população na defesa das nossas áreas verdes o meio ambiente corre sério risco. É preciso despertar o senso de pertencimento e a melhor forma é estreitar o diálogo entre o poder público e a sociedade”, afirma.

Gostaria de propor alguma ação voluntária em um parque? Procure a Coordenação de Unidades de Conservação!

Serviço:
Coordenação de Unidades de Conservação (COUNI)
Telefone: 3214-5641/5643

Parque Sucupira ganha espaço para compartilhar informações
Estudantes da UnB reformaram sala do Parque Recreativo Sucupira/ Foto: Divulgação