Governo do Distrito Federal
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24/04/20 às 18h50 - Atualizado em 30/04/20 às 8h43

Ouvidoria do Brasília Ambiental registra mais de 300 atendimentos virtuais  

Mesmo com o isolamento social e a adoção do teletrabalho, utilizados em função da pandemia do Covid-19, a Ouvidoria do Instituto Brasília Ambiental realizou, no período de 15 de março a 23 de abril deste ano, 337 atendimentos. Desse total, 282 foram reclamações, 44 solicitações, uma denúncia, um elogio, uma sugestão e oito informações.

 

As reclamações sobre poluição sonora se mantiveram no topo das demandas da mesma forma que igual período do ano passado. Em 2019, foram 341 reclamações sobre este tema, e este ano 228.

 

A chefe da Ouvidoria, Cristiane Longo, explica que neste período de trabalho remoto se verifica que as reclamações, que eram sobre poluição sonora dos bares e como esses estabelecimentos estão fechados, as demandas migraram para outras particularidades.

 

“Este ano são sobre os barulhos de vizinhos, que embora as pessoas enderecem a reclamação ao Instituto, não temos como resolver. Essa é uma questão particular que deve ser tratada com síndicos, condomínios, e resolvidas entre os próprios vizinhos ou na Justiça Comum”, esclarece Longo.

 

A Ouvidoria também atendeu, neste período, 27 reclamações de perturbação do sossego, nove reclamações de poluição do ar, cinco de comércio ilegal de animais, quatro sobre degradação do solo, e 19 solicitações de fiscalizações, sendo dez em Área de Proteção Ambiental (APA) e nove em Área de Proteção Permanente (PP).

 

O isolamento social revelou um número maior de entradas de manifestações para os atendimentos por meio remoto. Foram 241 pela internet, 86 por telefone, oito presenciais e duas por protocolo.

 

Com relação às regiões administrativas que mais registraram manifestações, Taguatinga liderou com 95, o Plano Piloto veio na segunda colocação com 60, Planaltina em terceiro com 21, Ceilândia logo depois com18, seguida de Águas Claras com 16, e Guará e Samambaia, ambos com 14.

 

Em 2019, neste mesmo período, foram realizados 571 atendimentos. Dessas, 420 foram reclamações, 119 solicitações, 17 denúncias, sete elogios, quatro sugestões e quatro informações. A Ouvidoria é um espaço de comunicação entre o cidadão e o governo. As demandas podem ser encaminhadas pelo 162 ou pelo Sistema o Sistema OUV-DF.

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