Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/03/14 às 14h16 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

Orquestra Sinfônica se apresenta no Parque Dom Bosco em homenagem ao Dia Mundial da Água

Já imaginou sentar na grama e assistir a uma apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro sobre as trilhas sonoras de grandes filmes do cinema? Atualmente, música clássica em parques de todas as cidades do DF já é uma realidade. Desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) em parceria com a Secretaria de Cultura, o projeto “Orquestra no Parque” chega a sua segunda apresentação, desta vez no Parque Ecológico Dom Bosco.

No dia 22 de março, a beleza do encontro do Lago Paranoá com a vegetação nativa e a infraestrutura da unidade será o cenário para o concerto em homenagem ao Dia Mundial da Água. Para o secretário Eduardo Brandão, a oportunidade também é um excelente momento para reflexão sobre a importância da preservação deste recurso. “Estamos passando por um momento crítico em todo o país. Com os baixos índices de chuva registrados neste ano, nossos reservatórios estão com níveis alarmantes. Precisamos, além de economizar, preservar nossos mananciais”, reforçou Brandão.

Ainda durante o evento, representantes da Semarh e da organização não governamental internacional WWF (World Wide Fund for Nature), celebrarão o Termo de Adesão ao evento “Hora do Planeta”. Trata-se de um ato simbólico, promovido no mundo todo, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o meio ambiente, apagando as luzes de algum ponto de destaque durante sessenta minutos.


Sobre a data

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural. Também nessa data, foi divulgado pela ONU um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”, na qual são apresentadas uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.


Orquestra no Parque

O projeto Orquestra no Parque visa celebrar a harmonia entre a música clássica e o meio ambiente, aproveitando a agenda itinerante da Orquestra Sinfônica prevista para 2014, em decorrência da reforma do Teatro Nacional de Brasília. As atividades também têm como objetivo a ocupação destas áreas públicas pela população de todas as cidades do Distrito Federal.

A primeira edição do circuito aconteceu no dia 14 de fevereiro, no Parque Bosque do Sudoeste. Na ocasião, cerca de 3 mil pessoas estiveram presentes à apresentação de um tributo à obra do compositor austríaco Johann Strauss. Há expectativa de que a terceira apresentação da Orquestra ocorra no aniversário de Brasília, ainda com local a ser definido.

 

PROGRAMA DO CONCERTO DA OSTNCS – Concerto Viva o Cinema

Trilhas Sonoras:

1- Salute to the Cinema – Singin’ in the Rain, Over the Rainbow, As Time goes by and A Day in the life of a FoolArranjo de Carl Strommen

2- Guerra nas EstrelasJohn Williams

3- Tango Por uma CabezaCarlos Gardel. Arranjo de John Williams.

4– Piratas do Caribe – Klaus Badelt. Arranjo de Ted Ricketts

5- 007 MedleyArranjo de Calvin Custer

6- E.T. o Extra Terrestre –John Williams – Arranjo de James D. Playhar

7- John Williams Highligths – Harry Potter, Inteligencia Artificial, O PatriotaArranjo de Ted Ricketts

8 – Gladiador – Hans Zimmer –Arranjo de John Wasson

9 – Super Homem – John Williams

10- Missão Impossível – LaloSchifrin – Arranjo de Calvin Custer

11- Caçadores da Arca Perdida (RaidersMarch) – John Williams


Serviço

Data: 22 de março de 2014 (sábado)

Local: Parque Ecológico Dom Bosco

Hora: 18h

Contatos: Assessoria de Comunicação Social da Semarh (3214-5623 / 3214-5624)

Observação: Informamos que haverá transporte da entrada do parque até a área do anfiteatro para a comodidade do público participante.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543