Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado no último dia 22 de março, os brasilienses ganharam uma charmosa e saudosista apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro. O grupo apresentou trilhas sonoras do cinema internacional. Algumas famosas como Missão Impossível, 007, Super Homem, Mágico de Oz, entre outras, tiraram aplausos da platéia, que em meio à chuva daquela noite. A platéia foi cativa e prestigiou, até o fim, o grande evento.
“Muito bacana ver este público aqui. Sentado no chão, de guarda-chuva, crianças, senhores, senhoras, jovens – enfim uma gente fã da música, de cultura e que nem a chuva foi empecilho. Tenho orgulho em fazer parte da parceria entre o Brasília, Cidade Parque e a Orquestra. Faremos apresentações como essas, gratuitas, ocupando nossos parques, um espaço nosso que neste governo ganhou a oportunidade de ser revitalizado, implantado”, disse Eduardo Brandão, secretário de Meio Ambiente do DF.
Na ocasião, algumas autoridades presentes foram agraciadas e homenageadas por serviços prestados ao meio ambiente. Entre elas, Vinícius Benevides, presidente da Adasa, Sérgio Kóide, integrante do comitê de bacias e da UnB, Jorge Enoch Furquim Werneck Lima, da Embrapa, Maria Silvia Rossi, subsecretária de políticas ambientais da Semarh e Paulo Sales, professor da UnB.
Também houve a assinatura do Termo de Adesão ao evento “Hora do Planeta”. Trata-se de um ato simbólico, promovido no mundo todo, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o meio ambiente, apagando as luzes de algum ponto de destaque durante sessenta minutos. Este ano o evento ocorrerá no sábado (29), de 20h30 às 21h30.”Apaguem suas luzes, colabore com o planeta”, convida Eduardo Brandão.
Próximas agendas “Orquestra nos Parques”
Esta foi a 2º edição do projeto “Orquestra nos Parques”. A programação é uma parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e com o Instituto Brasília Ambiental. O evento é sempre gratuito e a próxima agenda será no mês de abril, em comemoração ao aniversário de Brasília, no dia 21, no parque Olhos D´Água, na Asa Norte.
A orquestra se apresentará até o fim do ano em parques do DF. Para o mês de maio, a agenda será no Guará. A Estrutural também receberá o grupo no parque a ser inaugurado nos próximos meses, ainda este semestre.
A primeira edição do circuito aconteceu no dia 14 de fevereiro, no Parque Bosque do Sudoeste. Lá, cerca de três mil pessoas estiveram presentes. As trilhas foram um tributo à obra do compositor austríaco Johann Strauss.
Brasília, Cidade Parque
Desde o seu lançamento, em meados de 2011, 12 parques já foram entregues à população, prontos para serem usados como um espaço de lazer saudável. Outros 18 estão em execução. A meta do programa é revitalizar e implantar os 72 parques do DF. Todo o investimento aplicado advém de compensação ambiental e florestal e está sendo aplicado diretamente nos parques, sendo, portanto, de forma mais transparente e rápida. Cada unidade está recebendo, em média, R$ 2,5 milhões.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543