Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/03/14 às 19h25 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

Orquestra no Parque Ecológico Dom Bosco reúne mais de 1,5 mil pessoas

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado no último dia 22 de março, os brasilienses ganharam uma charmosa e saudosista apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro. O grupo apresentou trilhas sonoras do cinema internacional. Algumas famosas como Missão Impossível, 007, Super Homem, Mágico de Oz, entre outras, tiraram aplausos da platéia, que em meio à chuva daquela noite. A platéia foi cativa e prestigiou, até o fim, o grande evento.

 

“Muito bacana ver este público aqui. Sentado no chão, de guarda-chuva, crianças, senhores, senhoras, jovens – enfim uma gente fã da música, de cultura e que nem a chuva foi empecilho. Tenho orgulho em fazer parte da  parceria entre o Brasília, Cidade Parque e a Orquestra. Faremos apresentações como essas, gratuitas, ocupando nossos parques, um espaço nosso que neste governo ganhou a oportunidade de ser revitalizado, implantado”, disse Eduardo Brandão, secretário de Meio Ambiente do DF.  

 

Na ocasião, algumas autoridades presentes foram agraciadas e homenageadas por serviços prestados ao meio ambiente. Entre elas, Vinícius Benevides, presidente da Adasa, Sérgio Kóide, integrante do comitê de bacias e da UnB, Jorge Enoch Furquim Werneck Lima, da Embrapa, Maria Silvia Rossi, subsecretária de políticas ambientais da Semarh e Paulo Sales, professor da UnB. 

 

Também houve a assinatura do Termo de Adesão ao evento “Hora do Planeta”. Trata-se de um ato simbólico, promovido no mundo todo, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o meio ambiente, apagando as luzes de algum ponto de destaque durante sessenta minutos. Este ano o evento ocorrerá no sábado (29), de 20h30 às 21h30.”Apaguem suas luzes, colabore com o planeta”, convida Eduardo Brandão.

 

Próximas agendas “Orquestra nos Parques”

 

Esta foi a 2º edição do projeto “Orquestra nos Parques”. A programação é uma parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e com o Instituto Brasília Ambiental. O evento é sempre gratuito e a próxima agenda será no mês de abril, em comemoração ao aniversário de Brasília, no dia 21, no parque Olhos D´Água, na Asa Norte.  

 

A orquestra se apresentará até o fim do ano em parques do DF. Para o mês de maio, a agenda será no Guará. A Estrutural também receberá o grupo no parque a ser inaugurado nos próximos meses, ainda este semestre.   

 

A primeira edição do circuito aconteceu no dia 14 de fevereiro, no Parque Bosque do Sudoeste. Lá, cerca de três mil pessoas estiveram presentes. As trilhas foram um tributo à obra do compositor austríaco Johann Strauss.

 

Brasília, Cidade Parque

 

Desde o seu lançamento, em meados de 2011, 12 parques já foram entregues à população, prontos para serem usados como um espaço de lazer saudável. Outros 18 estão em execução. A meta do programa é revitalizar e implantar os 72 parques do DF. Todo o investimento aplicado advém de compensação ambiental e florestal e está sendo aplicado diretamente nos parques, sendo, portanto, de forma mais transparente e rápida. Cada unidade está recebendo, em média, R$ 2,5 milhões. 

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543