Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/12/13 às 18h34 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

Órgãos ambientais organizam mais um plantio do programa Tempo de Plantar

Um plantio de 200 mudas nativas do Cerrado será feito nesta sexta (13), às 10h, no Parque Urbano da Vila Planalto. A iniciativa faz parte do programa Tempo de Plantar, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos (Semarh) e pelo o Instituto Brasília Ambiental (Ibram).

O parque da Vila será uma das unidades a ser atendida pelo Brasília, Cidade Parque no próximo ano. Para os próximos dias está previsto o início das obras da pista de caminhada, resultado do pagamento de uma compensação ambiental de R$ 300 mil. Comum à realidade do DF de invasões verdes, o parque passa por esta situação há anos. Esta será a primeira vez que a área será contemplada com melhorias. Para o parque estão previstos guarita, plauground, ponto de encontro, além de outras benfeitorias. “A área foi escolhida pelo Tempo de Plantar e a ideia é criar um cinturão verde para conter as invasões urbanas no local”, explica Nilton Reis, presidente do Ibram. 

Pelo segundo ano consecutivo, a temporada 2013/2014 do Programa Tempo de Plantar iniciou-se em meados de novembro e vai até, aproximadamente, março, quando as chuvas, no DF, se encerram. O programa tem a meta de plantar, até o fim de 2014, cerca de um milhão de mudas nativas do Cerrado em áreas públicas, mananciais, parques e unidades de conservação, além dos plantios que serão feitos por meio do totem interativo, onde as pessoas plantam e recebem, por email, as mudas com seus nomes, georeferenciadas para posterior visitação. “Queremos criar nas pessoas uma ideia de pertencimento. O parque em que foi plantada aquela muda certamente receberá a visita de quem a plantou”, destaca Nilton.

O primeiro plantio do programa foi feito por alunos do Centro de Ensino da 316 Sul, ainda em novembro, a segunda ação foi feita no parque da Asa Sul também por alunos de escolas públicas e comunidade e a terceira foi no último sábado (07), no Parque das Garças, no Lago Norte, onde foram plantadas mais de 500 mudas, das 10 mil previstas para o local.

Outra ação de revitalização com plantio foi feita pela Fundação Banco do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), no projeto, Rio São Bartolomeu Vivo, no Ribeirão Sobradinho, também nos dia 06 e 07 de dezembro. O mutirão, feito por alunos e comunidade, plantou mais de 10 mil mudas, nos dois dias. Este foi o quarto e último período de recuperação da área. Aproximadamente 600 mil mudas já foram plantadas na região e 282 dos 500 hectares das áreas degradadas, recuperadas.

 

Serviço

Ação do Programa Tempo de Plantar

Plantio de 200 mudas no Parque Urbano da Vila Planalto

Data: 13 de dezembro (sexta-feira)

Hora: 10h

 

Assessoria de Comunicação

Semarh e Ibram

Tel.: 32145623 ou 24

Email: ascommeioambiente@gmail.com” >ascommeioambiente@gmail.com“> ascommeioambiente@gmail.com” >ascommeioambiente@gmail.com e assessoriaibram@gmail.com” >assessoriaibram@gmail.com

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543