Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/09/16 às 21h00 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

Operação Ruído Industrial fiscaliza 25 serralherias e marmorarias


Motivados por reclamações da população, registradas na Ouvidoria do governo de Brasília (162), 36 auditores fiscais do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) das áreas de Poluição Sonora e Indústria, Serviços e Recursos Hídricos realizaram a operação ‘Ruído Industrial’ em dez regiões administrativas. A atividade ocorreu do dia 12 ao dia 15 deste mês. A todo, foram fiscalizados 25 estabelecimentos.

 

De acordo com a coordenadora de Fiscalização de Atividades Licenciáveis e Poluição Ambiental, Suzzie Valladares, a operação foi planejada para averiguar a conformidade com as licenças ambientais e a poluição sonora em áreas residenciais causada por serralherias e marmorarias. 


Do total de estabelecimentos fiscalizados, oito foram autuados. Desses, sete foram notificados para se adequarem à legislação vigente e um foi interditado totalmente. Em três estabelecimentos as notificações ocorreram por produção de poluição sonora prejudicial à saúde dos moradores da vizinhança. Quatro estavam funcionando sem licença ambiental e foram intimados a procurar o Ibram para solucionar a questão. A interdição total ocorreu em uma marmoraria que apresentava irregularidades mais graves, além de não possuir licença ambiental de operação.


As regiões administrativas fiscalizadas foram: Vicente Pires, Águas Claras, Ceilândia, Taguatinga, Guará, Gama, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho e Itapuã. A coordenadora ressalta que, dentro de no máximo 60 dias, todos os estabelecimentos serão vistoriados novamente para averiguar sua adequação à legislação ambiental.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543