Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/03/16 às 19h19 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

Operação Mala Direta coíbe tráfico de animais silvestres

O Instituto Brasília Ambiental realizou na manhã de hoje (30/3) ação de fiscalização na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Esta ação é parte da Operação Mala Direta planejada pelo Setor de Inteligência da Gerência de Fiscalização de Fauna, e visa coibir o tráfico interestadual de animais silvestres envolvendo o Distrito Federal.

Após serem acionados por funcionário dos Correios, sete Auditores Fiscais se dirigiram até à agência central no DF, localizada no SIA, onde foi encontrado um espécime de jiboia (Boa contrictor) dentro de uma caixa plástica. A encomenda estava sendo enviada do Rio de Janeiro para o Distrito Federal e o animal foi detectado ao passar pelo raio-X.

 

De imediato, parte da equipe de auditores fiscais se dirigiu ao endereço cadastrado como destinatário, localizado no Gama, porém não foram encontrados outros animais irregulares.

 

“Além de transportar animais vivos pelos correios ser proibido e existir a possibilidade de ser considerado como maus-tratos, agrava o fato a jiboia ser animal silvestre e contar no anexo da lista da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Ameaçadas de Extinção”, de acordo com o gerente de fiscalização Marcos Ozeki. O animal apreendido foi encaminhado ao CETAS (Centro de Triagem e Reabilitação) do IBAMA e o infrator no DF será autuado em R$5.000,00 (cinco mil reais).

 

Outros casos – Esse não é o primeiro caso recente de animais silvestres encontrados na agência dos correios o DF. No dia 22 de março de 2016 a fiscalização do IBRAM foi acionada após ter sido encontrado, por funcionários dos Correios, um gecko leopardo (lagarto). O animal sairia do Distrito Federal com destino ao Rio de Janeiro, porém os contatos da remetente no DF eram falsos, impossibilitando qualquer autuação.  

 

Ainda estão em apuração pelos auditores fiscais do IBRAM dois casos de animais silvestres apreendidos nos Correios por serem transportados irregularmente, um de duas iguanas e outro de caramujos. 

 

 

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543