Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/04/16 às 17h42 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

Operação Desmanche combate o tráfico de animais silvestres

O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) realizou, nesta sexta-feira, 29 de abril, ação de fiscalização em residência de suspeito de traficar animais silvestres em Sobradinho. Esta ação faz parte da Operação Desmanche, planejada pela Gerência de Fiscalização de Fauna do Instituto e visa coibir o tráfico de passeriformes no Distrito Federal.

A denúncia é originária do IBAMA, porém o Setor de Inteligência da Gerência de Fiscalização de Fauna do IBRAM foi responsável pelo levantamento e organização da Operação durante os meses de março e abril deste ano.

Na residência do autuado foram encontrados diversos pássaros sem anilhas, alguns com anilhas suspeitas de adulteração e outros com anilhas cortadas chegando a um total de 53. Entre as espécies apreendidas estão: trinca-ferro, coleiro, canário-da-terra, galo-de-campina, azulão, patativa, bigodinho, encontro, entre outros.

Foram encontrados ainda dois jabutis e 47 equipamentos irregulares, dentre eles maletas para transporte de aves e arapucas. Os animais apreendidos foram encaminhados ao IBAMA.

“Além da criação de animais silvestres, sem autorização ambiental, ser crime, o comércio ilegal é um fator que agrava a prática de delitos contra a fauna brasileira”, explica o Auditor Fiscal de Controle Ambiental Diogo Dourado, Coordenador da Operação Desmanche.

No total, foram três Autos de Infração, sendo um deles por maus-tratos. Os Auditores Fiscais tiveram o apoio de policiais militares ambientais que juntos conduziram o autuado para a Delegacia Especializada em Meio Ambiente (DEMA– DF). 

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543