12/05/16 às 19h01 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

Operação coíbe tráfico de passeriformes

Os auditores fiscais da gerência de fiscalização de fauna do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), com apoio da Polícia Militar do Distrito Federal, por meio do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA/PMDF) apreenderam na manhã desta quinta, 12/5, 25 passeriformes (aves popularmente conhecidas como pássaros ou passarinhos), um papagaio, 30 gaiolas e dois alçapões. Todo o material apreendido estava em situação irregular. Ao todo foram lavrados seis autos de infração ambiental, e aplicadas multas no valor de R$ 26 mil. As apreensões fizeram parte da Operação Desarmamento, que visa coibir o tráfico de passeriformes no Distrito Federal.

Entre as espécies apreendidas estão: tico-tico, galo-de-campina, coleiro, patativa, canário-da-terra, entre outros.

“A Fiscalização Ambiental tem importante papel no combate a criação irregular de passeriformes”, explicou o auditor fiscal de controle ambiental, Luiz Maranha, coordenador da Operação. Os animais apreendidos foram encaminhados ao CETAS do IBAMA.

A Operação, que envolveu duas equipes de auditores fiscais, foi realizada em residências suspeitas de criação irregular de aves silvestres na região administrativa de Planaltina (Mestre D`armas). O Setor de Inteligência da Gerência fez o levantamento e planejamento da Operação e as equipes se deslocaram até os locais mapeados. Na ação foram fiscalizadas cerca de 15 residências.