Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/07/20 às 15h53 - Atualizado em 27/07/20 às 11h47

Operação ambiental descobre criação ilegal de animais silvestres

Atendendo a uma denúncia, equipes de fiscais do Instituto Brasília Ambiental e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) apreenderam, na manhã desta terça-feira (14), uma cobra jiboia, uma tigre d`água e um jabuti. Os animais silvestres estavam sendo criados de forma ilegal em uma residência, no Grande Colorado, na Região Administrativa de Sobradinho.

 

Segundo informações da Superintendência de Fiscalização do Instituto (Sufam), os répteis, que são nativos da fauna brasileira, foram encontrados na casa da mãe de uma médica veterinária, que foi quem recebeu o auto de infração e uma multa de R$ 10.500,00.

 

Os três animais foram retirados do local e encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do IBAMA. Participaram da operação três auditores fiscais do Instituto e dois analistas ambientais do órgão federal.

 

A ação fere a Lei de Crimes Ambientais (9.695/98) e o decreto federal 6.514/2008, que dispõe sobre as infrações e sanções administrativas ao meio ambiente, estabelecendo o processo administrativo para apuração destas infrações.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543