Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/11/20 às 15h05 - Atualizado em 12/11/20 às 15h12

O que é um Monumento Natural?

Monumento Natural é a categoria de Unidade de Conservação (UC) que tem como objetivo preservar a integridade de um elemento natural único, de extrema raridade ou beleza cênica, como, por exemplo, cachoeira, rochas e cânion. Pode ser constituído de áreas particulares se houver compatibilidade entre o objetivo de conservação da unidade e a utilização da terra e dos recursos naturais do local pelos proprietários.

 

Como unidade do grupo de proteção integral, a visitação pública e as atividades científicas são permitidas, mas devem seguir as normas estabelecidas pelo órgão administrador da unidade, no Plano de Manejo e demais regulamentos. No caso de área particular, conta ainda com a concordância do proprietário e a modificação dos aspectos naturais por intervenção humana é proibida.

 

Categoria que integra o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) – Lei nº 9.985/00 e o Sistema Distrital de Unidade de Conservação (SDUC) – Lei Complementar nº 827/2010, as unidades federais são administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), enquanto que nas esferas distrital, a administração dos dois Monumentos Naturais locais fica a cargo do Brasília Ambiental. São eles:

 

Monumento Natural Dom Bosco – A área de 171,98 hectares mantém remanescentes importantes de Cerrado e está situada na Orla do Lago Paranoá, na Zona da Vida Silvestre da APA do Lago Paranoá, oferecendo uma paisagem exuberante e única na cidade. Além de trilhas, pistas para skate e bicicletas, a infraestrutura do Monumento Natural é composta por coopervia, ciclovia, banheiros, anfiteatro natural e estacionamento. A Sede Administrativa, chamada Casa da Cerradania, possui um espaço especial com exposição artística sobre o cerrado, auditório para Educação Ambiental, Jardim do Patrimônio Ecológico do DF. O Dom Bosco recebe, em média, cinco mil visitantes por semana.

 

Por possuir uma rua asfaltada bem inclinada, o local tornou-se ideal para a prática do Downhill sobre skate. Outros grandes atrativo desta unidade é a Ermida Dom Bosco, tradicional monumento e ponto turístico de Brasília, que fica localizada exatamente sob o paralelo 15S, conforme o sonho do salesiano Dom Bosco, em 1883, e a capela projetada por Oscar Niemeyer.

 

Monumento Natural do Conjunto Espeleológico do Morro da Pedreira– Com área de 90,706 hectares, localizada na Fercal, Zona Rural de Sobradinho, por conta do afloramento calcário, a unidade possui um complexo com 13 cavernas e busca, além de manter os ecossistemas naturais, estabelecer os parâmetros que devem presidir o uso da área para preservar o conjunto de cavernas existentes.

 

Entre os principais objetivos do monumento natural também estão: a preservação do Morro da Pedreira e seus sítios espeleológico, paleontológico e arqueológico; o incentivo de pesquisa científica, educação ambiental, prática da escalada e turismo ecológico; a preservação e a proteção da fauna e da flora; a conservação e recuperação ambiental; e a manutenção das atividades rurais existentes, de acordo com seu Plano de Manejo.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543