Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/12/13 às 20h56 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

Novo Programa da Semarh dá dicas sobre como alcançar benefícios para a saúde

meio ambiente é vida

Uma simples caminhada, seguir uma trilha, levar as crianças para o parquinho, bater um papo com pessoas conhecidas, respirar um ar mais fresco, tomar sol com moderação estão entre as atividades que se pode fazer em um parque. O DF tem 72 e todos estão dentro do programa Brasília, Cidade Parque, que desde sua criação em 2011, já recuperou 12 unidades. Neste próximo domingo (15), técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) estarão desenvolvendo atividades de promoção de qualidade de vida no Parque Saburo Onoyama, em Taguatinga.

A ação faz parte do programa Meio Ambiente é Vida e dentre as atividades previstas estão dicas de alimentação saudável, cuidados com a exposição à radiação solar, qualidade do ar, poluição sonora, entre outros temas. Nesta edição, o projeto conta com a parceria da LS Escola Técnica que fará aferição da pressão arterial e teste de glicemia.

Segundo Luiz Maranhão, subsecretário de Saúde Ambiental da Semarh, o lema do programa é mostrar à população como ter mais qualidade de vida. “O nosso intuito é orientar os freqüentadores sobre a utilização dos parques além do lazer e do esporte, mas também no cuidado preventivo da saúde”, destaca Luiz.

Entre as orientações durante a programação que a equipe fará nos parques do DF, o programa prevê a conscientização do uso das unidades. “Os parques são nossas praias, como diz o nosso secretário da Semarh, Eduardo Brandão. Precisamos cuidar deles. O uso freqüente dos parques, além de melhorar a saúde, também ajuda a preservar o meio ambiente e neste cuidado, todo mundo tem responsabilidade”, alerta Maranhão.  

O evento acontece no parque, das 10h às 14h. A ideia é realizar um circuito do programa por todos os 12 parques entregues no DF, adaptando-se à realidade de cada Região Administrativa. A programação em cada unidade será divulgada dias antes do evento e no site dos órgãos ambientais.

Brasília, Cidade Parque

O Parque Saburo Onoyama foi entregue à população em outubro deste ano e recebeu mais de R$ 2 milhões de investimentos. O parque tem sido bastante freqüentado, principalmente nos fins de semana. O chamariz é a piscina, que estava desativada há mais de oito anos. O parque recebeu investimentos do Brasília, Cidade Parque, programa gerenciado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram), órgãos ambientais do GDF.

Serviço

Data: domingo (15) de dezembro

Local: Parque Saburo Onoyama – QSD Área Especial s/nº – Lote 10 – Taguatinga

Horas: de 10h às 14h

Atividade

-Orientações sobre Qualidade de Vida

-Aferição de pressão arterial

-Teste de glicemia

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543