Nota de esclarecimento
O Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) esclarece que, ao contrário do que pode sugerir o texto veiculado pelo portal da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) com o título “Ibram gasta R$ 58,6 milhões com pessoal e apenas R$ 3 milhões com área fim”, o gasto com o pagamento da folha salarial não pode ser interpretado como desassociado da área fim do órgão. Embora compreensível o equívoco do autor, faz-se necessário alguns esclarecimentos.
O IBRAM é acima de tudo um prestador de serviços à sociedade, seja de análise, gestão de Unidades de Conservação ou fiscalização ambiental. Somente por meio de um corpo técnico altamente qualificado, com mais de 70% dos servidores com nível superior, especialização, mestrado ou doutorado, o Instituto pode oferecer esses serviços com a qualidade esperada.
Não obstante os fatos acima relatados, o órgão tem procurado aprimorar as condições de trabalho dos servidores e buscado formas de ampliar sua receita, por meio de parcerias, emendas parlamentares etc., para investir mais em equipamentos e demais insumos necessários para o bom desempenho das suas atribuições, mas, ressaltamos, o nosso ativo mais importante é sem dúvida nossos servidores, e o justo pagamento de seus salários não pode ser considerado à parte dos investimentos na área fim do órgão.
Cabe reforçar que não fazem parte do escopo de atividades finalísticas do IBRAM “desocupações de parques e áreas verdes e também a desocupação da orla do Lago Paranoá”, mas sim o suporte a essas ações sob coordenação da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis). Destacamos, ainda, que a aplicação de multas jamais será feita como forma de ampliar nossas receitas e todo o trabalho de educação ambiental desenvolvido pelo Instituto se destina justamente a ampliação da consciência ambiental por parte da população com vistas à redução de práticas em desacordo com o que determina a legislação.
Por fim, agradecemos a oportunidade concedida pelo deputado Rodrigo Delmasso, presidente da Comissão de Fiscalização, Gestão, Transparência e Controle da Casa, de prestar contas do nosso trabalho durante a sessão da última terça-feira (30) e estamos sempre à disposição no sentido de manter uma relação republicana com a CLDF.
Veja aqui a apresentação disponibilizada na reunião.
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