5/06/12 às 12h25 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

No plenário da Câmara Legislativa, dia de homenagem ao meio ambiente

Uma sessão solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) marcou hoje, 5 de junho, as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente. Questões como gestão dos resíduos sólidos, licenciamento ambiental, conservação de parques e unidades de conservação e ocupação irregular de terras estiveram na pauta dos debates promovidos por deputados e representantes do Ministério Público do DF (MPDFT), Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A sessão foi organizada por iniciativa dos deputados Joe Valle e Siqueira Campos.

A secretária-Geral do Ibram, Renata Fortes, lembrou na ocasião que hoje – quando se comemora os 40 anos de criação desta data alusiva ao meio ambiente – o Programa Brasília, Cidade Parque completa um ano de atuação com o lançamento das obras de revitalização em mais um parque. Localizado em Taguatinga, o Parque Ecológico Saburo Onoyama foi contemplado e terá mais de R$ 2 milhões investidos em benfeitorias.

Renata Fortes – que participou da mesa diretora da sessão na Câmara – destacou que até 2014 o Brasília, Cidade Parque terá implantado todos os 71 parques existentes no Distrito Federal. Atualmente, o programa contabiliza 12 obras, entre aquelas que já estão em execução e as que estão com os projetos em análise. A secretária-Geral do Instituto comentou que o Brasília, Cidade Parque alia dois temas importantes, e que serão centrais durante a Rio+20: economia verde e sustentabilidade, afinal, o programa aplica os recursos oriundos das compensações ambientais devidas em função dos impactos ambientais gerados pela construção de empreendimentos. “Os parques trazem a oportunidade de garantir qualidade de vida para a população. Neles, as famílias podem se reunir e, mais ainda, em contato com a natureza”, afirmou a secretária-Geral do Instituto.

Também participaram da mesa diretora da sessão o promotor de Justiça e Defesa do Meio Ambiente do MPDFT, Roberto Carlos Batista; o superintendente do Ibama, Luiz Eduardo Nunes, e o representante da sociedade civil, Ricardo Montalvão. A respeito das iniciativas para promover a resolução de problemas relacionados à ocupação irregular, o promotor Roberto Carlos comentou sobre a criação da Comissão para Regularização Fundiária do Parque Ecológico Ezechias Heringer, no mês de fevereiro, e que já realizou a primeira reunião entre seus membros. O promotor destacou ainda a importância de buscar, junto ao poder executivo, políticas que garantam a dotação de estrutura administrativa e de pessoal para o órgão ambiental do DF.

Homenagem – As comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente promovidas pela Câmara Legislativa começaram ontem, segunda-feira, quando foi promovido um sarau ambiental.

destaque02

(Foto: Carlos Santos)