Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/12/14 às 11h12 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

No Lago Sul, importante reduto do Cerrado reúne muitos atrativos

O JBB é o único jardim botânico no país que possui uma Estação Ecológica sob sua administração

projeto do Centro de Excelência

Projeto do Centro de Excelência

Revitalizado em 2012, o Jardim Botânico de Brasília (JBB) possui aproximadamente cinco mil hectares, dos quais 526 estão abertos à visitação e, o restante, se destina à preservação e pesquisa. Com as obras realizadas, a unidade passou a contar com dois novos espaços: o Jardim Japonês e o Jardim de Contemplação. Eles se destinam à realização de atividades de educação ambiental, projetos de pesquisa e lazer orientado.

As ações desenvolvidas por meio do Brasília, Cidade Parque incluíram ainda a revitalização da área de piquenique da unidade e aconstrução do Centro de Excelência do Cerrado. Ao todo, R$ 4,7 milhões foram investidos. O Centro de Excelência é um espaço que visa contribuir para a promoção e difusão do conhecimento científico sobre o Cerrado, incentivando sua valorização, proteção e desenvolvimento. O espaço, que está em construção, inclui biblioteca digital, áreas para exposição e eventos, e um laboratório multidisciplinar. Ao todo, serão mais de 1.600 m² destinados ao Centro.

No Jardim Botânico, o visitante pode conhecer o herbário Ezechias Paulo Heringer e sua coleção de plantas secas; um orquidário com mais de mil espécies e o Jardim de Cheiros, ou Jardim Sensorial, que proporciona uma experiência com plantas medicinais, aromáticas, comestíveis e condimentares.

No JBB acontece, sempre aos sábados pela manhã, uma feira de produtos orgânicos, a partir das 9 horas. A unidade também é bastante utilizada pela comunidade para a prática de caminhada e corrida. É possível realizar ainda, junto à equipe do Jardim Botânico, visitas guiadas: escolas, por exemplo, que desejem levar seus alunos para conhecer o espaço podem fazer o agendamento. Às terças e quintas, por volta das 17 horas, são realizadas aulas de ioga na Casa de Chá.

Saiba mais sobre o JBB e faça uma visita: www.jardimbotanico.df.gov.br / 3366-2141/ SMDB – Área Especial – Lago Sul. 

Jardim de Contemplação - Jardim Botânico de Brasília - DSC09616

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543