Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/03/14 às 11h29 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

Na Mídia – Projeto deve transformar Jardim Botânico em fundação

(Matéria publicada na Agência Brasília, dia 8 de março de 2014)

Anúncio foi feito neste sábado pelo governador durante comemoração de 29 anos de órgão 

O Jardim Botânico de Brasília deve ser transformado em fundação, o que garantirá maior autonomia na gestão e aumentará a preservação do espaço. A novidade foi anunciada neste sábado (8), pelo governador Agnelo Queiroz, durante solenidade de comemoração dos 29 anos da reserva ecológica e celebralção do Dia Internacional da Mulher.


“Estamos com o projeto de transformação em andamento e em breve teremos novidades. Sendo uma fundação o Jardim Botânico continua sendo do DF, mas passará a ter mais agilidade administrativa e permitirá mais ações de melhorias”, acrescentou o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Brandão.


A instituição, que é a mais antiga do Brasil com o Cerrado como ecossistema predominante, tem mais de 5 mil hectares com plantas nativas e exóticas abertas à visitação.


“Hoje é um dia especial por comemorarmos o aniversário do Jardim Botânico e o Dia Internacional da Mulher. Temos aqui uma grande área de Cerrado protegida e isso é maravilhoso. Há dois anos, por exemplo, não temos um incêndio por aqui justamente pela vigilância e preservação”, frisou o governador Agnelo Queiroz.


PARCERIA – Durante o evento, que contou com a participação de dezenas de visitantes, o chefe do Executivo destacou a importância do espaço para o meio ambiente e assinou ainda um convênio com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) que prevê a recuperação de áreas degradadas da Estação Ecológica do Jardim Botânico.


De acordo com a coordenadora de Gestão Socioambiental do TJ, Adriana Tostes, o acordo é uma demonstração de preocupação do Judiciário, enquanto executor das leis, com a natureza.


Ela ressaltou que toda a população tende a ganhar com a iniciativa. “Acredito que estamos sendo um exemplo para outras instituições. Aqui, plantaremos cerca de 214 mil mudas”, lembrou.


Ainda durante a solenidade, o governador saudou todas as mulheres presentes e lhes parabenizou pela data comemorativa. Ele visitou ainda uma exposição que está aberta ao público no próprio Jardim Botânico.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543