3/09/13 às 16h29 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

Na Mídia: Câmara do DF abre exposição em homenagem ao Dia do Cerrado

A Câmara Legislativa do Distrito Federa abriu nesta terça-feira (3) a exposição Conhecimento e Preservação do Bioma Cerrado, em homenagem ao Dia do Cerrado. A iniciativa conta com a participação da Embrapa, Fundação Jardim Botânico, Jardim Zoológico do DF, Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e Secretaria do Meio Ambiente.

A mostra vai ficar disponível no foyer do plenário até o dia 5. Além disso, Casa também vai realizar uma sessão solene em homenagem ao bioma nesta terça.

Segundo maior bioma brasileiro, o cerrado tem uma área de mais de dois milhões de km² distribuídos entre oito estados brasileiros, além do Distrito Federal. Junto com a caatinga ele ocupa um terço do território do país.

Para preservar essas vegetações que têm sofrido bastante com a ação do homem, ambientalistas pediram em abril que os deputados aprovassem uma PEC – Proposta de Emenda à Constituição – que as inclua na lista de patrimônio nacional.

Mais de 50% da caatinga e mais de 50% do cerrado já foram desmatados, nós precisamos de políticas públicas, não que impeçam a produção agrícola ou agropecuária, mas que transformem esta produção com a perspectiva de futuro”, disse o coordenador da Associação Caatinga, Rodrigo Castro, na ocasião.

Fonte: Portal Globo (Portal G1)