18/10/19 às 13h38 - Atualizado em 18/10/19 às 13h40

Moradores aprovam cirurgias de cães e gatos no Castramóvel

“Uma ótima iniciativa para a população, principalmente das regiões mais humildes e com menos recursos monetários”. A opinião do morador da Estrutural, Robson Silva, reflete o sucesso da campanha de castração que acontece no Castramóvel, que está estacionado na Administração Regional do SCIA/Estrutural. Estão inscritos 500 animais, entre cães e gatos, que serão atendidos pela unidade móvel.

Segundo explicou o veterinário Werner Tayme, o Castramóvel está dividido em três ambientes, todos climatizados e bem higienizados. Contam ainda com equipamentos para todas as situações. “Após verificarmos se o animal está apto, realizamos o procedimento, devolvendo em seguida ao dono após o efeito de anestesia passar”.

Para a também moradora do bairro da Estrutural, Gisela Alves, a campanha é bastante positiva e previne riscos de saúde à população. “Serve como controle de zoonoses e o abandono de cães e gatos, devido ao crescimento populacional dos animais, que depois ficam abandonados nas ruas”, completou.

O proprietário do animal que leva seu cão ao Castramóvel passa por três procedimentos, sendo que o tempo de castração dura em média de 35 segundos a 10 minutos. O menor tempo de castração ocorre em gatos machos.

A campanha de castração na Estrutural é uma realização do Brasília Ambiental e conta com o apoio da Administração Regional do SCIA/Estrutural. Esta ação deve-se a uma emenda parlamentar destinada pelo deputado distrital Daniel Donizet. Em 2019, ocorreram campanhas de castração em Taguatinga, Ceilândia, São Sebastião, Paranoá e Santa Maria com 4.257 animais atendidos.