Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/02/13 às 19h23 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

Meio Ambiente ganha mudas nativas do Cerrado

Servidores da Secretaria do Meio Ambiente, Instituto Brasília Ambiental – Ibram e Terracap plantaram mudas de espécies nativas do DF no Parque do Bosque, no Sudoeste.

  

As atividades fazem parte de uma ação socioambiental que visa sensibilizar a população para a questão ambiental, além de recompor a flora nativa de unidades de conservação.

A ação socioambiental dos órgãos do GDF, denominada “A gente planta, Brasília colhe” reuniu para o plantio uma caravana de servidores dos três órgãos. Também participaram do plantio funcionários da Administração do Setor Sudoeste e do Jardim Botânico.

Ao todo, como pontapé inicial da ação, foram plantadas 500 mudas. Outros cinco parques devem receber novas mudas, nos próximos meses. Entre elas, o Burle Marx, localizado no Noroeste; o Parque Ecológico de Águas Claras; o Parque Ecológico Saburo Onoyama, em Taguatinga, e o do Setor Habitacional Taquari.

Compensação Ambiental

As mudas são originárias de compensação ambiental da Terracap. De acordo com a legislação local, para cada indivíduo arbóreo suprimido em atividades potencialmente poluidoras, como no caso de parcelamento do solo, deve-se repor 30 mudas de espécies nativas do Cerrado.

A Terracap possui um passivo florestal de aproximadamente 13 milhões de mudas, e para compensar esse déficit legal firmou contrato para a realização com o plantio e monitoramento por dois anos de um milhão de mudas.

Para os próximos anos a empresa firmou convênio com o Jardim Botânico de Brasília para produzir 200 mil mudas no seu viveiro Jorge Pelles. Além disso, também foi firmado convênio com a Fundação de Amparo ao Trabalhador Presidiário – Funap, para produção de 400 mil mudas, ambas com produção de 100 mil mudas por ano. Essas ações reunidas proporcionarão o plantio de um milhão e duzentas mil mudas por ano, dentro do Programa do Ibram denominado “Tempo de Replantar”.

O evento ocorreu às 10horas, no Parque do Bosque do Sudoeste, com as presenças do presidente da Terracap, Antonio Carlos Lins; do Ibram, Nilton Reis; do Secretário de Estado da Semarh, Eduardo Brandão; do Diretor do Jardim Botânico, Jeanitto Gentilini e, do Administrador do Sudoeste, Marcelo Siciliano.

Com informações da Assessoria da Terracap  

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543