Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/12/18 às 22h34 - Atualizado em 17/12/18 às 22h34

Manejo Populacional de cães e gatos

Para que serve?

Cadastrar e encaminhar cães e gatos, domiciliados ou não, para castração em clínicas veterinárias credenciadas para prestação deste serviço.

O que é preciso?

O cadastro para realização destas castrações pode ser realizado de duas maneiras. A primeira é por meio de campanhas no decorrer no ano e a segunda por processos de parcerias para castração de grandes plantéis.

O primeiro caso é somente para cidadãos que desejam cadastrar até 10 animais para castração. Neste caso, quando o cadastro é aberto, o cidadão precisa preencher um formulário disponibilizado no site do Ibram. No momento do cadastro é obrigatório o envio de cópia digital do RG e do CPF, além de cópia digital de comprovante de endereço em nome da pessoa interessada no cadastro. Caso não possua comprovante em nome próprio, é possível enviar qualquer documentação que comprove parentesco com o endereçado do comprovante ou, em último caso, não tendo comprovação de parentesco é possível enviar uma declaração de residência em favor do interessado pela vaga, assinada pela pessoa cujo nome figura no comprovante de endereço utilizado. Além da inscrição pela internet, o cidadão pode realizar o cadastro pessoalmente no Ibram em dias e horários pré-definidos, mantendo a obrigação de protocolar as mesmas documentações exigidas.

O segundo caso é somente para interessados na castração de mais de 10 animais. Neste caso não é necessário realizar cadastro nas campanhas, podendo-se abrir um processo de parceria para castração de grandes plantéis a qualquer momento na Central de Atendimento ao Cidadão do Ibram. Para isto, o cidadão precisa seguir as orientações contidas no termo de referência presente no seguinte endereço: http://www.ibram.df.gov.br/servicos/fauna/castracao-de-caes-e-gatos.html

Prazo para entrega dos serviços

O envio dos Termos de Encaminhamento para castração pode variar, pois como se trata de um cadastro, é formada uma lista de espera para a seleção, no entanto, todo cidadão cuja documentação apresentada esteja correta tem sua solicitação atendida. Para o caso de cadastro de grandes plantéis, no entanto, o tempo para envio do Termo de Encaminhamento é em torno de 30 dias.

Forma de acessar o serviço

Presencial ou pela internet.

Contato

Coordenação de Fauna – COFAU (61) 3214-5644.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543