Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/05/18 às 14h27 - Atualizado em 5/11/18 às 10h21

Mais poluído rio do DF recebe mutirão de limpeza

 

 

 

 

 

O maior rio urbano do DF recebe nesta quarta-feira, 9 de maio, a sua primeira festa de comemoração, marcando a data, instituída em dezembro ano passado pelo governador Rodrigo Rollemberg , como o Dia do Ribeirão Sobradinho. Na programação, alunos e professores da Escola Classe Córrego do Meio farão um mutirão de limpeza da trilha das três principais cachoeiras e participarão de aulas de educação ambiental . A força tarefa contará também com voluntários do Grupo Cerratense de Caminhada do Distrito Federal e do Ecomuseu Pedra Fundamental na retirada do lixo no trecho de mais de dois quilômetros. O Ribeirão Sobradinho é hoje um dos mais poluídos do DF, o que motivou a criação simbólica do seu dia e a formação de parcerias de órgãos do governo e da sociedade em busca de recuperar a qualidade de sua bacia hidrográfica .

 

Foi nesse sentido que a Agência Reguladora de Água, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) assinou contrato para elaboração do primeiro diagnóstico ambiental do Ribeirão Sobradinho. O estudo também embasará a criação de uma nova Unidade de Conservação na região, incorporando o Parque Canela da Ema. O projeto vem sendo conduzido pelo Instituto Brasília Ambiental, Ibram. As análises técnicas irão definir, principalmente, a área que será destinada à preservação.

 

A Adasa coordena, ainda, o Grupo de Trabalho do Ribeirão Sobradinho e conta com diversos órgãos do governo do Distrito Federal para realizar levantamentos de dados, coleta de informações e elaboração de pareceres técnicos necessários para descrever a situação atual do Ribeirão Sobradinho.  O resultado desse diagnóstico ambiental será balizador dos trabalhos do Ibram na criação da Unidade de Conservação Canela da Ema, uma conquista da população de Sobradinho I e II, que há anos anseia pela recuperação e preservação do Ribeirão.

 

Além da caminhada para limpeza da trilha pela manhã, a programação do evento conta com atividades de educação ambiental, dança, exposição de fotos, meditação, apresentação do Bumba-meu-boi do Seu Teodoro, entre outras atrações, durante a tarde, no Parque Jequitibas,. Ao final, haverá um lanche colaborativo.  A comemoração do Dia do Ribeirão Sobradinho é uma iniciativa da Adasa, com o apoio da Coordenação de Educação do Ibram,  dos grupos Cerratense e Ecomuseu Pedra Fundamental; da Associação dos Produtores Rurais da Pedra Fundamental (Apref), do Centro de Ensino Fundamental 03 de Sobradinho, do Projeto ABCerrado, e da Escola Classe Córrego do Meio e Coordenação Regional de Ensino de Planaltina (Creplan-DF).

 

 

 

 

 

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543