Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/05/18 às 16h14 - Atualizado em 10/05/18 às 16h32

Mais de dez mil curtem o dia de festa no Projeto Parque Cultural em Águas Claras

COMPARTILHAR

 

Pelo menos dez mil pessoas, em sua maioria moradora da cidade, tiveram neste dia 28 de abril um dia especial, ao visitar o Parque Ecológico de Águas Claras. Foi a segunda edição do projeto Parque Cultural, uma iniciativa do Instituto Brasília Ambiental, Ibram, para valorizar essas unidades de conservação e promover a consciência ambiental e a sustentabilidade. O ponto alto do encontro foi o encerramento com um concerto especial que a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, OSTNCS, em homenagem aos moradores da cidade.

 

Mas, o dia foi todo de festa e atividades gratuitas para crianças, jovens e adultas. A programação se iniciou logo pela manhã, às 8h, com a apresentação do programa Bombeiro nas Quadras, peças de teatro do grupo Lobo Guará, da Polícia Ambiental e do Coral da Uniplan, além de atividades esportivas, caminhadas, aulas coletivas de capoeira e fitdance, mostras de artesanato, exposições de arte e o Espaço Sustentabilidade, uma área para aulas de educação ambiental onde centenas de crianças e adultos conheceram curiosidades de nossas bacias hidrográficas, a importância do Cerrado e sobre como se cuidar de nossas águas.

 

Também fizeram caminhadas guiadas pelas vias do Parque, incluindo a observação de pássaros com o projeto Vamos Passarinhar, um dos projetos da Coordenação de Educação Ambiental do Ibram. A Praça de Alimentação com food trucks e distribuição gratuita de água potável (uma cortesia da Caesb, outra apoiadora do evento) também fez sucesso. Os frequentadores atenderam ao apelo dos organizadores e muitos levaram 1 quilo de alimento não perecível, além de agasalhos e tênis, para serem distribuídos a entidades assistenciais. A maioria chegou ao parque a pé ou de bicicleta e levarem suas próprias cangas, toalhas, banquinhos individuais e seus próprios copos para o consumo de líquidos. Outra sugestão cujo objetivo era evitar ao máximo acúmulo de lixo e estimular a pratica de atitudes sustentáveis.

 

Alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Educação Física, Estética, Pedagogia, Farmácia e Letras da Universidade Centro Universitário Planalto do Distrito Federal – Uniplan, instalada ao lado do Parque, farão ações de prevenção promoção à saúde, com postos de atendimento e aferição de pressão arterial, riscos de diabetes, avaliação física, cuidados com o corpo, massagens e oficinas gratuitas de maquiagem e beleza.

 

Com o projeto Parque Cultural, o Ibram e seus parceiros pretendem explorar o potencial dessas unidades de conservação do DF como áreas de lazer, difusão cultural e conhecimento, promovendo ações de estimulo à sustentabilidade, à economia colaborativa e a interação entre moradores de cada cidade. Nesta edição, o Ibram contou com a parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, IBRAM – que administra o local – e a Secretaria de Cultura, com o apoio da Administração Regional de Águas Claras, do Corpo de Bombeiros, da PM e de outros órgãos do GDF, além de organizações sociais O próximo local a receber o Parque Cultural do Ibram é o Parque Ecológico Ezechias Heringer, no Guará, evento previsto para 5 de maio próximo, dia do aniversário da cidade.

Instituto Brasília Ambiental - Governo de Brasília

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543