Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/06/16 às 20h20 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

Lago Paranoá: Operação Fieira flagra pesca irregular

Apreensão de 30 quilos de pescado, lavraturas de dois autos de infração e de dois termos de apreensão. Este foi o resultado de Operação Fieira, realizada pelos auditores fiscais de fauna do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), na quinta-feira (9/6), no lago Paranoá. O pescado apreendido foi doado a um lar de idosos.

A operação contou com quatro auditores fiscais e policiais militares do batalhão lacustre. Teve o objetivo de combater a pesca irregular no lago Paranoá. Fez parte das ações de planejamento da Superintendência de Fiscalização (SUFAM) do IBRAM, que, de acordo com o superintendente, Ramiro Hofmeister, contemplam outras operações deste tipo ao longo do ano.

Operação – Ao chegar de barco ao local planejado, as equipes de auditores do órgão ambiental e do batalhão lacustre da PM realizaram vistoria em três pescadores profissionais e quatro amadores, que estavam embarcados no momento da abordagem. Só foram encontradas irregularidades com os pescadores amadores. Eles foram surpreendidos praticando atos de pesca sem licença ambiental e possuíam quatro fieiras de peixes da espécie tucunaré, totalizando 81 pescados.

Os auditores fiscais lembram que para praticar a pesca amadora, com a utilização de equipamentos como molinete e carretilha, é necessário licença fornecida pelo Ministério da Agricultura, função que cabia ao antigo Ministério da Pesca.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543