Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/03/14 às 17h06 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

Jardim Botânico comemora aniversário com atividades para a população

Neste sábado (08), o Jardim Botânico de Brasília, completa 29 anos. A festa terá uma programação recheada de atividades, comemorando também o Dia Internacional da Mulher. O evento ocorre no Centro de Visitantes, da 9h às 12h e a entrada no JBB será liberada.

Entre as ações estão previstas a continuidade do ciclo de Feiras Sustentáveis do JBB, passeio de bicicleta, aula de Yoga, mesa de frutas e show com a banda Os Mocambos.

A 2ª edição da feira será de troca de CD´s (Música e Games), LP´s e DVD´s. Lembrando que não serão aceitas trocas de produtos “piratas” – apenas os originais, em nome do consumo consciente. O objetivo da feira é o consumo consciente.

Recuperação do Cerrado

Ainda na programação do dia, haverá a assinatura de um convênio com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios – TJDFT, com o objetivo de fazer a recuperação de áreas degradadas da Estação Ecológica do JBB.

Educação Ambiental no Jardim

O trabalho é responsável pelo desenvolvimento de programas de sensibilização da comunidade escolar e sociedade em geral para a preservação e conservação do meio ambiente e resgate e valorização dos conhecimentos tradicionais das populações do Cerrado, por meio do contato com a natureza.

Estão disponíveis aos visitantes várias trilhas que atravessam diferentes fito fisionomias do Cerrado. Há também outros espaços onde se pode aprender sobre práticas sustentáveis, como a Casa de Permacultura, o Jardim de Cheiros e a Biblioteca do Saber. Nesta última, há uma área para realização de oficinas e também o projeto Sala Verde – desenvolvido em parceria com o Ministério do Meio Ambiente – MMA, que disponibiliza mais de 80 vídeos sobre temas ambientais.

Os educadores ambientais do JBB atendem escolas da rede pública e particular de ensino, universidades e grupos em geral, agendados previamente. Os estudantes e o público em geral têm oportunidade de percorrer as trilhas e aprender, com nossos educadores, sobre a flora e a fauna do Cerrado, tem a oportunidade de visitar o Orquidário, o jardim de cheiro, o herbário, o laboratório de fauna, além da Casa de Chá, que passou por reformas, recentemente.

A educação ambiental apoia também ações de prevenção de incêndios fazendo campanhas junto à vizinhança para evitar a queima de podas e lixo em seus lotes. Estas ações são apoiadas pela brigada de incêndio da Secretaria do Meio Ambiente (Semarh) e do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e por voluntários.

Hitórico

O Jardim Botânico de Brasília foi fundado no dia 8 de março de 1985, apesar de sua área já estar em parte delimitada desde a construção da cidade. Foi o primeiro Jardim Botânico do Brasil com um ecossistema predominante de Cerrado.

Possui uma área de cerca de 5 mil hectares, dos quais 526 hectares são abertos à visitação, com plantas nativas e exóticas devidamente identificadas.

O órgão é um dos cinco órgãos vinculados à Semarh. Os outros são o Ibram, Adasa, SLU e Zoo.

Características

Espécies da flora: quase 11 mil

Espécies de mamíferos: cerca de 180

Espécies de aves: cerca de 790

Espécies de borboletas: cerca de 1,7 mil

Espécies de abelhas, formigas, besouros, cupins e vespas: cerca de 14,5 mil

 

Serviço

 

Dias de funcionamento: de terça-feira a domingo

Horário de atendimento: das 9h às 17h

Taxa de preservação: R$ 2, por pessoa.(Obs:neste sábado, a entrada será liberada)

 

Programação para sábado (08 de março)

Local: Centro de Visitantes do Jardim Botânico de Brasília

 

– Aula de Yoga: das 9h30 às 11h30

– Feira de Trocas: das 9h às 12h

– Passeio ciclístico: concentração, às 9h, no estacionamento próximo ao Centro de Visitantes. A saída será às 9h30 e a chegada, às 10h30

– Show do grupo Os Mocambos: às 10h

– Mesa de Frutas: às 10h30

– Feira de Troca de CDs, LPs e DVDs durante toda a manhã.

 

 

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543