Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/10/13 às 21h39 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

IV Conferência do Meio Ambiente subsidiará Plano Nacional de Resíduos sólidos

Terminou neste domingo (27/10) a 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, realizada para a elaboração de propostas de implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). As propostas de debatidas e votadas pelos mais de 1340 delegados que participaram da conferência, em todos os 27 Estados e no DF foram endereçados ao Ministério do Meio Ambiente.

As prioridades foram votadas no sábado (26/10) em quatro reuniões plenárias temáticas. Na versão final do documento estão 60 propostas, que subsidiarão o governo nas ações necessárias tornar a Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) uma realidade.

COLETA E LIXÕES

Em número de participantes, a conferência foi a maior já realizada no País, consideradas as quase 200 mil pessoas que discutiram e aprovaram, nos Estados e municípios, as propostas analisadas em Brasília. Nas votações preliminares, realizadas após discussão em grupos específicos, os temas que dominaram os debates foram o fim dos lixões, a obrigatoriedade da coleta seletiva, o calendário de implantação da PNRS e a valorização dos catadores.

Temas como a ampliação das políticas públicas de geração de emprego e renda e a consolidação do mercado de reciclagem estão na mesa das votações, como também o fortalecimento da educação ambiental e a capacitação empresarial dos catadores.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543