Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/06/21 às 11h55 - Atualizado em 2/07/21 às 8h09

Implantação do Parque Ecológico de Santa Maria chega à reta final

A primeira etapa das obras de implantação do Parque Ecológico de Santa Maria, administrado pelo Instituto Brasília Ambiental, está chegando ao fim. Os trabalhos, que começaram em março, seguem em ritmo acelerado ecom previsão de entrega até julho. O empreendimento público está sendo realizado com recursos de compensação ambiental, oriundos da Terracap, no valor de R$ 492 mil.

 

Entre os equipamentos que o projeto de implantação conta estão: parque infantil, Ponto de Encontro Comunitário (PEC), quadra de areia, quadra poliesportiva, pergolado ao ar livre, conjunto de lixeiras, banco de concreto sem encosto moldados in loco e mesa de concreto com bancos de concreto.

 

A Unidade de Conservação (UC), localizado na Quadra Central 1 da Região Administrativa, também vai contar com pórtico de entrada, guarita e pista de caminhada e corrida. Será uma nova opção de lazer, convivência e contato com a natureza para os 120 mil moradores de Santa Maria.

 

A superintendente de Unidades de Conservação e Recursos Hídricos (Sucon) do Brasília Ambiental, Rejane Pieratti, destaca que todo o processo de implantação do parque foi feito ouvindo as demandas dos moradores. “Para nós, é um prazer ouvir a população de Santa Maria, garantindo que esta implantação seja feita, como nas outras unidades, sempre em parceria com a comunidade”, enfatiza.

 

O Parque Ecológico de Santa Maria foi criado pela lei nº 2.044/1998 e recategorizado em 2019. Possui atributos ambientais sensíveis como campos de murundus, vegetação típica do Cerrado facilmente inundável na época das chuvas. Por essa razão, o Plano de Manejo da unidade visou garantir o uso do espaço sem causar prejuízos à biodiversidade.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543