11/04/17 às 14h59 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

IBRAM retoma programa de castração de animais domésticos

Atualmente, o órgão trabalha para concluir o atendimento das pessoas já cadastradas; novas vagas serão abertas ainda este semestre

O Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) retomou seu programa de castração de animais domésticos no começo deste mês. Conforme anunciado no ano passado, os atendimentos passam agora a ser feitos por meio de clínicas credenciadas. Atualmente, existe um passivo de cerca de 900 animais não contemplados pela última etapa do programa, que castrou mais de três mil cães e gatos.

O órgão já iniciou a convocação dos proprietários inscritos no programa e os atendimentos estão ocorrendo em uma clínica situada no Gama. Segundo Almir Figueiredo, coordenador substituto da Coordenação de Fauna (COFAU), a previsão é que ainda neste semestre sejam abertas novas vagas. “Estamos bem adiantados no contato com os cadastrados e o ritmo de castrações está dentro do esperado. Tão logo esse trabalho seja concluído abriremos novas vagas”, explica.

O programa funciona da seguinte forma. Após o cadastramento no site do Ibram, o tutor recebe por e-mail o encaminhamento para cirurgia contendo as orientações para o procedimento. A partir daí ele deve agendar o atendimento junto a clínica para a operação gratuita. Todos os cidadãos podem se inscrever e serão atendidos, no entanto a ordem de prioridade obedece critérios socioambientais.

Para a chefe da Unidade Estratégica de Direitos Animais da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Mara Moscoso, é preciso também uma atenção especial com os protetores dos animais, que atuam individualmente ou em grupo. De acordo com ela, além da reabertura do cadastro, os dois órgãos vão realizar um levantamento do trabalho dessas pessoas. “A sociedade civil tem um papel importante nessa questão e precisamos estreitar os laços com aqueles que realmente têm comprometimento com a causa”, conclui.

Clínicas interessadas em participar do programa podem entrar em contato pelo número 3214-5678. O edital está disponível aqui.

Castra Móvel
O serviço itinerante de castração de cães e gatos, Castra Móvel, teve sua segunda etapa encerrada em abril de 2016. Em um acordo de cooperação técnica com a Universidade de Brasília (UnB), a unidade passou a atender em projetos de ensino da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária desde o ano passado, sob a coordenação da professora Paula Diniz Galera. Além de contribuir para a esterilização dos animais, está colaborando para a formação dos estudantes.

A parceria foi definida pelo Comitê Interinstitucional da Política Distrital aos Animais (CIPDA), do qual participam diversos órgãos do governo de Brasília, como o IBRAM e a Secretaria do Meio Ambiente, que coordena o grupo.

Castração foto 034                                                                            Foto: Rodrigo Ramthum/Ibram

castração 024                                                                                             Foto: Rodrigo Ramthum/Ibram