Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/04/19 às 13h39 - Atualizado em 8/04/19 às 9h23

Ibram registra espécie endêmica ameaçada de extinção do DF

Boas notícias para a conservação da biodiversidade do Cerrado. Técnicos do Instituto Brasília Ambiental- (Ibram) encontraram, em Sobradinho, uma população de Lobelia brasiliensis A.O.S.Vieira & G.J.Sheph. – espécie ameaçada de extinção e endêmica do Distrito Federal. A ocorrência da planta foi registrada oficialmente pelo órgão, por meio de coleta de material botânico e depósito no herbário da Universidade de Brasília (UnB).

 

O registro foi feito no mês de março durante as atividades iniciais para a contratação de estudos técnicos para a criação e recategorização de unidades de conservação do Ribeirão Sobradinho, que deu nome à região administrativa.

 

A analista ambiental da Superintendência de Gestão de Unidades de Conservação do Ibram, Ana Lira – responsável pelo achado – explica que a planta é encontrada em veredas, brejos e campos úmidos. E além de rara e ameaçada, a espécie, que não tem nome popular, tem grande beleza estética e potencial ornamental.  “Por tudo isso, esse registro é algo muito especial e nos deixou emocionados, além de subsidiar nossas ações, por ser um alvo de conservação”, afirma.

 

De acordo com o Centro Nacional de Conservação da Flora (CNC-Flora), do Jardim Botânico do Rio de Janeiro do Ministério do Meio Ambiente (MMA), as principais ameaças à espécie estão relacionadas à expansão urbana acelerada no Distrito Federal, que favorece agressões, como interrupção da drenagem natural e substituição da vegetação natural por capim braquiária para a implementação de pastagens.  “Somados, esses fatores acarretam o declínio das populações da planta, pois prejudicam a qualidade do seu habitat”, completa Ana Lira.

Instituto Brasília Ambiental - Governo de Brasília

IBRAM

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543