Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/08/17 às 19h06 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

IBRAM realiza Workshop sobre DOF

Na manhã desta quarta-feira (30), cerca de 50 pessoas participaram do II Workshop Distrital sobre o Documento de Origem Florestal (DOF), no Parque Ecológico de Águas Claras. Realizado pelo Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), o evento teve o objetivo de reunir os setores público e produtivo para trocar experiências e assim contribuir para a consolidação de uma politica pública de controle do mercado madeireiro no Distrito Federal.                               

“Estamos aqui hoje para mostrar nosso trabalho e principalmente, para ouvir a sugestão dos usuários do sistema, para podermos avançar”, informou na ocasião o gerente de Gestão Florestal do IBRAM, Luiz Fernando Xavier da Silva.

O curso apresentou a gestão do sistema DOF no Distrito Federal, as ações de fiscalização realizadas pelo Instituto, além das tecnologias existentes para a identificação de madeiras.

Estiveram presentes no Workshop o secretário geral do IBRAM, Leoclides Milton Arruda; o superintendente do Ibama, Antônio Wilson; e o coordenador de Flora do IBRAM, Alisson Neves. O evento contou com a participação de representantes de diversos órgãos públicos como Novacap, UnB e Caesb, além de produtores e estudantes.

Documento de Origem Florestal (DOF)
O DOF é uma licença obrigatória que dá o direito do transporte e armazenamento de produtos e subprodutos florestais de origem nativa, contendo as informações sobre sua procedência. A emissão deste documento e demais operações são realizadas eletronicamente por meio do sistema DOF, disponibilizado via internet, sem ônus financeiro aos setores produtor e empresarial de base florestal.

Ele foi instituído pelo Ministério do Meio Ambiente por meio da Portaria nº 253, de 18 de agosto de 2006. Em 2015, após a assinatura de um Acordo de Cooperação entre o IBRAM e o Ibama, a competência da emissão do DOF foi repassado para o Instituto.

 

 

 

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543