13/07/16 às 20h28 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

Ibram realiza palestra para consultores ambientais

O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) realizou, na noite de terça-feira (12), um evento voltado para os consultores ambientais cadastrados no órgão. Foram proferidas duas palestras para um público de mais de 100 pessoas: ‘Zoneamento Ecológico Econômico’, com a subsecretária de Planejamento Ambiental e Monitoramento da Secretaria do Meio Ambiente, Maria Silvia Rossi; e ‘Instrução Normativa 114/2014’, que dispõe sobre o Cadastro de Empresas e Profissionais Prestadores de Serviço de Consultoria Ambiental, com o coordenador de Licenciamento de Empreendimentos Industriais, Serviços e Postos de Combustível do Ibram, Charles Dayler.

Antes do início das palestras, que ocorreram no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Distrito Federal (OAB-DF), a presidente do Ibram, Jane Vilas Bôas, o secretário do Meio Ambiente, André Lima, a subsecretária Maria Silvia, o superintendente de Licenciamento Ambiental do Instituto, Antônio Barreto, além dos advogados Juliano Nardes, presidente da Comissão de Direito Ambiental e Regularização Fundiária da OAB-DF, Fernando Dantas, secretário adjunto da mesma comissão, e Felipe Bayma, presidente da Comissão de Bioética, Biodireito e Biotecnologia da OAB-DF, foram convidados a compor a mesa.

Na fala de abertura, a presidente agradeceu a todos os presentes e destacou a importância dessa iniciativa dentro do conjunto de ações planejadas no sentido de aprimorar os processos internos do órgão. “Estamos trabalhando firmemente na modernização e integração dos nossos diversos setores e é fundamental que vocês compreendam essas iniciativas e nos ajudem no sentido de dar mais celeridade ao processo de licenciamento do Ibram”, afirmou.

Em seguida, Nardes e Bayma cumprimentaram o Ibram pela iniciativa e ressaltaram a importância de ações como esta. “Agradecemos a presença de todos e a OAB-DF está à disposição para encontros como este”, afirmou Juliano.

Logo após foi a vez do secretário André Lima explanar a política ambiental do DF para os convidados. Segundo o chefe da pasta do Meio Ambiente, o governo tem todo o interesse na participação conjunta da sociedade na gestão dos recursos naturais da nossa região e nas definições de políticas para o setor. “Não conseguiria sintetizar nesta fala todas as ações que estão em andamento, mas certamente novos encontros como este serão realizados e estamos sempre a disposição para dialogar”, disse.

Conselheiro do CREA-DF e presidente da Associação Nacional de Engenharia Ambiental (ANEAM), Marcus Vinicius ficou satisfeito com o resultado final do evento. “Gostaria de cumprimentar o Ibram pela iniciativa e dizer que nós também estamos empenhados em elevar cada vez mais a qualidade dos estudos ambientais”, finalizou.

O evento contou com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e da OAB-DF, por meio da sua Comissão de Direito Ambiental e Regularização Fundiária. Para acessar os conteúdos das duas palestras ministradas clique nos links abaixo.

Palestra: ‘Zoneamento Ecológico Econômico’
Palestra: ‘Instrução Normativa 114/2014’