Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/05/19 às 17h00 - Atualizado em 5/06/19 às 8h04

Ibram participa de lançamento do Planejamento Estratégico do Distrito Federal

O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou, nesta quinta-feira (30), no Memorial JK, o Plano Estratégico do Distrito Federal 2019-2060. O plano engloba um conjunto de iniciativas, metas e ações que projetam a cidade até o seu centenário. A meta é que o planejamento estratégico 2019-2060 seja consolidado como um plano de Estado e não apenas de governo. Por isso, o GDF propôs ao Poder Legislativo a aprovação de uma emenda à Lei Orgânica do DF que garanta a perenidade do plano estratégico, tornando-o referência obrigatória para a elaboração dos projetos orçamentários – Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA).

No documento em que comenta a perspectiva dos 100 anos da cidade, o governador Ibaneis Rocha enfatiza: “O espírito pioneiro do fundador, Juscelino Kubitschek, aliado ao incansável trabalho dos que ergueram Brasília a partir do zero e em apenas mil dias, deve ser a nossa inspiração, nossa orientação”. Outro ponto destacado pelo governador é a necessidade de melhoria dos serviços públicos a partir do oferecimento de serviços tecnológicos. “O conceito de cidade inteligente já vem sendo trabalhado”, diz um trecho da carta do governador. “O cidadão terá todos os serviços públicos prestados de forma eficiente e ao alcance das mãos, por meio de aplicativos de telefone.”

Durante o evento, o vice-governador, Paco Britto, lembrou: “Brasília é uma cidade que busca evolução permanente”. O secretário de Fazenda, André Clemente, reforçou: “Vários países têm adotado um plano estratégico para alcançar metas de desenvolvimento sustentável. Grandes ações demandam visões futuristas, ações antecipadas. Tudo que fizermos nesse momento será sabendo para onde estamos indo”.

O presidente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Edson Duarte, juntamente com o chefe da Unidade de Planejamento (UPLAN), Felipe Duarte, e o assessor parlamentar Ideraldo de Souza, participaram nesta quinta-feira (30) do evento de lançamento do Planejamento Estratégico do Distrito Federal.

O Plano Estratégico do Distrito Federal 2019-2060 foi construído com o desafio de tornar-se um plano de Estado, não apenas de Governo. O principal objetivo do plano é definir as prioridades de governo para atender as demandas atuais da população com o olhar para as gerações futuras, preparando a cidade para o seu centenário. O plano tem como missão garantir dignidade a seus habitantes e ser acolhedora aos seus visitantes e como visão ser a cidade síntese do futuro.

Com informações: Agência Brasília

Instituto Brasília Ambiental - Governo de Brasília

IBRAM

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543