Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/03/13 às 14h35 - Atualizado em 17/12/18 às 11h24

IBRAM na Missão Lixo Zero

O Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) participa de hoje, sexta-feira (22), até o dia 30 de março da primeira missão de 2013 promovida pelo Instituto Lixo Zero Brasil e que acontece em São Francisco, Estados Unidos, tendo como tema resíduos sólidos. Intitulada Califórnia Zero Waste, a missão promoverá visitas a centros de reciclagem, parques de reuso e empresas de compostagem, permitindo assim que os participantes conheçam de perto o modelo de gerenciamento de resíduos que utiliza o conceito lixo zero.

De acordo com o presidente do IBRAM, Nilton Reis, a missão será uma grande oportunidade de trocar conhecimentos e experiências sobre a gestão de resíduos sólidos, que possam ser colocadas em prática no Brasil, em especial, no Distrito Federal.

“Nesta missão teremos a oportunidade de nos encontrar com parlamentares e gestores públicos de São Francisco. A temática da gestão de resíduos sólidos vem sendo muito discutida no Brasil, principalmente em razão da Política Nacional de Resíduos Sólidos, e esta missão propiciará que conheçamos exemplos de soluções práticas e viáveis para o DF”, explicou Reis.

Além do presidente do IBRAM, integra a comitiva o servidor do órgão, geógrafo Geraldo José Vieira, especialista em Meio Ambiente pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/2005). Ele, que participou da implantação do Plano de Saneamento Básico de Florianópolis, em 2008, e dos planos de saneamento de mais 29 municípios de Santa Catarina, endossa as palavras do presidente. “Acredito que as experiências que serão apresentadas no evento podem contribuir muito para a política de resíduos sólidos que está sendo implantada no DF”, destacou.

Geraldo Vieira integra o Grupo de Estudo que está tratando da implantação do aterro sanitário do DF, trabalho desenvolvido em conjunto com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Um dos objetivos do Grupo, que ainda está dando os primeiros passos, é a adequação do DF à Política Nacional de Resíduos Sólidos que, entre outras coisas, não admite mais a existência de lixões.

O geógrafo garante que está indo com muita disposição de absorver novos conhecimentos e trazê-los para, dentro do possível, colocar em prática nas suas atividades como servidor do IBRAM.

A cidade de São Francisco, a quarta mais populosa do Estado da Califórnia, foi eleita a “Cidade Verde” dos Estados Unidos. Ela atingiu a marca de 80% de encaminhamento correto de seus resíduos, enviando apenas 20% para os aterros.

Encontro nacional

A participação durante a missão na Califórnia fornecerá subsídios para a Conferência Distrital de Meio Ambiente que, neste ano, também abordará o tema resíduos sólidos. O evento já está previsto para os meses de julho, agosto e setembro, quando acontecem encontros no DF e nos municípios goianos do entorno. Ao todo, serão trezes encontros.

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) anunciou nesta semana que a 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente acontecerá no mês de outubro, em Brasília. O foco desta edição será a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com destaque para a produção e consumo sustentáveis, redução dos impactos ambientais, geração de emprego, renda e educação ambiental. Durante as conferências regionais serão escolhidos os delegados que representarão seus estados na Conferência Nacional, sendo que o DF estará representado por trinta delegados.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543