9/12/16 às 18h10 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

Ibram Mais: programa é apresentado oficialmente aos servidores

O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) realizou, na manhã dessa quinta-feira (8), um evento interno de apresentação oficial do Programa Ibram Mais para o corpo de servidores. A ação consiste em uma série de melhorias institucionais com a finalidade de reunir, de forma integrada, as principais iniciativas estruturantes e transformadoras em curso no órgão.

O lançamento contou com a presença de cerca de 200 pessoas, entre auditores, analistas, técnicos e agentes de parques. Ao abrir a cerimônia, a presidente do Ibram, Jane Vilas Bôas, cumprimentou todos os presentes e fez questão de ressaltar a importância do programa para o órgão. “O Ibram Mais foi construído por vocês. É muito gratificante vê-los reunidos em prol da melhoria dos serviços que prestamos e também da qualidade de vida no trabalho”, afirmou.

Ibram Mais após o segundo parágrafo                                                                         Foto: Rodrigo Ramthum/IBRAM

O programa Ibram Mais conta com quatro frentes principais: sistemas, gestão por processo, comunicação e QVT (Qualidade de Vida no Trabalho). Por meio de contratações de empresas em parceria com a Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (UNESCO), estão sendo aprimorados os processos internos, modernizando-os e tornando-os mais eficientes.

Desde o dia 5 de setembro, o Instituto começou a utilizar o Sistema Eletrônico de Informação (SEI-GDF) no serviço de consulta prévia para a realização de licenciamento ambiental. A expectativa é de que o sistema esteja implantado em todos os processos de atividade-meio do Instituto a partir do dia 02 de janeiro de 2017.

Paralelo a este trabalho, estão sendo contratadas duas fábricas de software que viabilizarão soluções em TI para processos administrativos e para o processo de licenciamento ambiental. Além disso, está em fase de análise propostas de três empresas para a criação do programa voltado para melhorias no ambiente de trabalhocapaz de contemplar ações integradas e continuadas que promovam o bem-estar dos servidores. Há, ainda, um grupo de trabalho dedicado exclusivamente a rever e atualizar normas (leis, decretos, instruções etc.) utilizadas no órgão.

Reconhecimento
Após a apresentação das ações em curso, a presidente, o secretário-geral Leoclides Arruda e os cinco superintendentes do Ibram fizeram agradecimentos as suas equipes. Por fim, o evento teve seu momento de maior emoção com a entrega de certificados a servidores que se destacam por seu profissionalismo e comprometimento com a causa ambiental e a prestação de serviços para a sociedade (confira aqui a lista dos agraciados).

Antes da entrega dos certificados, Vilas Bôas explicou o objetivo da ação. “É importante valorizar o esforço destes servidores e estimular o empenho cada vez maior de todos em prol do trabalho que realizamos”, concluiu.

O evento contou com a presença da superintendente de Administração Geral da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Nazaré Soares, representando o secretário Andre Lima, e do diretor executivo do Jardim Botânico de Brasília, Jeanitto Sebastião Gentilini Filho.

logomarca Ibram Mais curvas final-1