Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/08/16 às 17h05 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

Ibram lança publicação que dialoga sobre o fogo


O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) está lançando, em formato digital, o Almanaque de Prevenção e Combate ao Fogo 2016. Realizado pelo projeto Fogo – apagou, esta publicação tem o objetivo de dialogar com a sociedade sobre a importância e os perigos do fogo, além de dar suporte às ações de educação ambiental.

 

“O fogo é um assunto muito amplo, que envolve questões culturais. Por isso buscamos desenvolver um material que não dê apenas informações, mas que influencie comportamentos”, explica a educadora ambiental e coordenadora do projeto Fogo – apagou, Aline Barreto.

 

Nesta edição, a revista mostra os efeitos nocivos da fumaça para a saúde, em entrevista com a pneumologista pediatra Cláudia Lidroneta, o monitoramento de incêndios realizado na Estação Ecológica de Águas Emendadas (Esecae), o trabalho do brigadista florestal, além de informações sobre a compostagem, processo utilizado na agricultura orgânica, entre outros assuntos. Apoiaram o produção do material a Polícia Militar Ambiental e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

 

O almanaque será publicado anualmente, integrando o Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Distrito Federal (PPCIF), coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente.

 

Projeto Fogo – apagou

 

O Projeto Fogo – apagou é desenvolvido desde 2010 pela Coordenação de Educação Ambiental do Ibram com o objetivo de educar e prevenir incêndios florestais, tendo como enfoque as comunidades rurais de potencial impacto às unidades de conservação e aos parques administrados pelo Instituto.


Saiba mais sobre o PPCIF 2016 clicando aqui.


Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543