Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/07/16 às 19h55 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

Ibram lança projeto na Granja do Ipê

 
Durante o segundo semestre deste ano, o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) irão promover uma série de atividades de educação ambiental na Área de Relevante Interesse Ecológico (ÁRIE) Granja do Ipê. As ações serão realizadas por meio do projeto “Educação Ambiental e sinalização da nascente do córrego Capão Preto e da ÁRIE Granja do Ipê”.
 
O convênio entre os dois órgãos foi oficializado na última terça-feira (7) e foi viabilizado por meio de uma emenda parlamentar proposta pela deputada federal Érika Kokay. Assinaram o documento o secretário do Meio Ambiente, André Lima, a presidente do Ibram, Jane Vilas Bôas, a parlamentar Kokay, a diretora do Departamento de Educação Ambiental do MMA, Renata Rozendo Maranhão, e Regina Stella Fittipaldi, representando o conselho gestor da região.
 
Segundo Luiz Gatto, coordenador de Educação Ambiental (CODEA) do Ibram, esta é a primeira vez que uma emenda federal é executada por um órgão da administração indireta do governo de Brasília. “Participar de uma iniciativa como esta é muito gratificante e estamos em totalmente alinhados com a comunidade. Teremos o envolvimento das escolas da região, o que torna o trabalho ainda mais relevante”, disse.
 
CARTILHAS E SINALIZAÇÃO
Dentro do projeto, serão produzidos, juntamente com as comunidades locais, vários materiais didáticos. Serão envolvidos nessa metodologia os agricultores familiares da região, a comunidade escolar e o comitê gestor da unidade de conservação, que é composto por representantes do governo e sociedade civil.
 
As cartilhas integrarão o processo educativo que pretende empoderar a comunidade local e diminuir incêndios florestais, além de propiciar a recuperação de nascentes e o cuidado com o patrimônio histórico e ambiental. Serão produzidas também sinalizações educativas nos pontos mais visitados e de relevância ambiental e histórica da área.
 
Com informações do Ministério do Meio Ambiente

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543