Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/09/17 às 12h53 - Atualizado em 17/12/18 às 11h25

IBRAM homenageia Cerrado e alerta sobre nossos rios com projeto “Peixe-Vivo”

O Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) vai registrar o Dia Nacional do Cerrado, comemorado hoje, em uma parceria com a organização social WWF Brasil, que promove, a partir das 11 horas deste 11 de setembro, no auditório da Livraria Cultura do Casa Park, encontro de autoridades, estudantes e cientistas ambientais para debater sobre a importância e as ameaças que sofrem esse bioma. Mostras, filmes e palestras, além de um almoço com comidas típicas, integram a programação.  O IBRAM fará referência à crise hídrica do DF, apresentando o projeto “Como Pode um Peixe Vivo”, uma série de ações integradas de educação e sensibilização social sobre a importância de recuperação das bacias hidrográficas, a partir da limpeza do lixo jogado em rios, córregos e ribeirões que formam nossos mananciais. 

O projeto “Peixe Vivo” conta com a parceria de mais de vinte órgãos do GDF e organizações sociais e alerta principalmente para a crise hídrica que assola a região, resultado em parte das agressões sofridas pelos nossos córregos, riachos e rios. Foi lançado, na semana passada, com mutirões de limpeza reunindo moradores e estudantes no ribeirão Riacho Fundo, um dos contributivos do Lago Paranoá gravemente afetado pelo despejo de esgotos e galerias pluviais. O símbolo do projeto é o pequeno peixe Pirá Brasília, espécie que ocorre somente no ecossistema do DF e está sob ameaça, e o titulo remete a uma música que homenageia o fundador de Brasília, Juscelino Kubitschek. 

GUIMARAES ROSA – Na mostra da WWF Brasil haverá ainda o lançamento da exposição “Cenários e Riquezas do Cerrado de Guimarães Rosa”, a exibição de um vídeo com foco no extrativismo sustentável do Cerrado e a apresentação da campanha de reconhecimento do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu como Patrimônio Mundial da Humanidade, seguida de debates sobre as riquezas socioambientais e a crescente devastação desse rico bioma. 

Dia do Cerrado: exposição de fotos, lançamento de vídeos sobre Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, apresentação projeto “Como pode Peixe Vivo”, do IBRAM, almoço com salada de guariroba, arroz com pequi, risoto de baru e pratos à base de produtos típicos do Cerrado.

11 de setembro, às 11h

Auditório da Livraria Cultura, Casa Park

Realização WWF-Brasil e apoio da Livraria Cultura e Casa Park

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543