Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/05/19 às 13h43 - Atualizado em 16/05/19 às 9h14

Ibram e UnB realizam pesquisa sobre o caramujo-gigante-africano

Caramujo-gigante-africano. Foto: DIFAU/IBRAM

O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e o Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade de Brasília (UnB) convidam a população a participar de uma pesquisa sobre a espécie exótica invasora Achatina fulica (caramujo-gigante-africano) no território do Distrito Federal. Para participar, basta clicar aqui.

 

O objetivo é mapear a situação desses animais e aferir a percepção do público acerca do tema. A pesquisa converge com a Instrução Normativa N.° 409, DE 22 de outubro de 2018 – IBRAM, e irá auxiliar na elaboração do Plano de Prevenção, Erradicação, Controle e Monitoramento desse animal, considerado como uma das cinco espécies prioritárias. Os dados obtidos farão parte da tese de doutorado da estudante Angie Patiño Montoya.

.

 

O caramujo-gigante-africano (Achatina fulica) é uma espécie de molusco proveniente do leste da África que se estabeleceu no Brasil e em outros países por meio da ação do homem. Com alto sucesso de adaptação, esses indivíduos encontram-se em 23 dos 26 estados do Brasil, além do Distrito Federal.

Instituto Brasília Ambiental - Governo de Brasília

IBRAM

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543